Mobilizações contra intolerância religiosa ocorrem em Salvador e RMS na próxima segunda
Mobilizações contra intolerância religiosa ocorrem em Salvador e RMS na próxima segunda
Mobilizações marcam o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em Salvador e Região Metropolitana (RMS), na próxima segunda-feira (21/1).
Na capital baiana, as manifestações acontecem às 8h, no Parque Metropolitano do Abaeté, em homenagem à Mãe Gilda, falecida em 2000, após ter sofrido violência e ódio religioso, e na Pedra de Xangô, localizada na Avenida Assis Valente, bairro Cajazeiras 10, onde haverá um abraço coletivo.
Já na RMS, o ato ocorre em Barra de Pojuca, a partir das 15h. Na região, no último dia 12, ocorreu um ataque ao terreiro Casa do Mensageiro. Na ocasião, criminosos roubaram diversos pertences dos religiosos que participavam da cerimônia e agrediram o babalorixá Rychelmy Esutobi.
LEIA MAIS: Bandidos invadem terreiro, roubam celulares e agridem babalorixá, em Barra do Pojuca
INTOLERÂNCIA
Desde a implantação do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, em 2013, foram registrados um 157 casos de violação de direitos no campo religioso. Os dados são acompanhados e remetidos ao conjunto de instituições que integram a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia.
Na Bahia, dentre políticas públicas na área está o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, serviço de atendimento gratuito, em funcionamento na Avenida Manoel Dias da Silva, 2.177, no bairro da Pituba, em Salvador. Vinculado à Sepromi, o equipamento oferece apoio social e jurídico a vítimas, desde dezembro de 2013. Além do atendimento, o público pode acessar uma biblioteca especializada em nos temas voltados às relações étnico-raciais.
O estado dispõe, ainda, da Unidade Móvel do Centro Nelson Mandela, serviço que tem ampliado a atenção aos casos. No equipamento são oferecidas informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de violação de direitos nas esferas racial e religiosa. Ao longo do ano o serviço é oferecido em festas populares e eventos dos diversos territórios de identidade da Bahia.
A DATA
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007, tendo o caso de Mãe Gilda como um dos mais emblemáticos na luta contra o racismo e o ódio religioso no país. Após ter a imagem maculada e o terreiro (Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador) invadido e depredado por representantes de outra religião, a sacerdotisa teve agravamentos de problemas de saúde e faleceu em 21 de janeiro de 2000.
Programação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21/1):
Ato em Memória de Mãe Gilda de Ogum
Local: Parque Metropolitano do Abaeté ? Salvador/BA
Horário: 8h
Abraço coletivo à Pedra de Xangô
Local: Avenida Assis Valente, bairro Cajazeiras 10 – Salvador/BA.
Horário: 10hs.
Ato em Desagravo à Casa do Mensageiro (Ilê Axé Ojisé Olodumare)
Local: Estrada da Tiririca, próximo à loja Cardoso Material de Construção ? Barra de Pojuca, em Camaçari/BA.
Horário: 15h
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.