Geral

Jornalistas assassinados chegam a 34 neste ano; número já supera mortes de 2017

Jornalistas assassinados chegam a 34 neste ano; número já supera mortes de 2017

Por Da Redação

Jornalistas assassinados chegam a 34 neste ano; número já supera mortes de 2017Reuters

O número de jornalistas assassinados em retaliação a seu trabalho praticamente dobrou em 2018, ano em que uma Redação de jornal nos Estados Unidos foi atacada e em que um repórter saudita morto foi um dos escolhidos com Pessoa do Ano pela revista Time.


LEIA MAIS: Polícia apreende armas e dinheiro na casa de João de Deus; valor será divulgado


Relatório do CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas) divulgado nesta quarta-feira (19/12) contabilizou 34 jornalistas assassinados neste ano, em comparação com 18 em 2017. É o maior patamar desde 2015, quando foram confirmados os homicídios de 51.


Ao todo, 53 jornalistas morreram neste ano, o primeiro aumento depois de dois anos de queda. É também o maior nível desde 2015 (73). No Brasil, dois jornalistas aparecem na lista deste ano. Jairo Sousa, da Rádio Pérola, foi assassinado em junho em Bragança, Pará. Ele fazia reportagens sobre corrupção, assassinatos e tráfico de drogas. O suposto mandante do crime seria o vereador César Monteiro, segundo notícia publicada no site da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).


O outro brasileiro é Jefferson Pureza Lopes, da rádio Beira Rio FM, assassinado em Goiás em janeiro. Segundo o levantamento, realizado de 1º de janeiro até a última sexta (14/12), o Afeganistão foi o país mais letal para jornalistas: foram 13 mortos. Em 2017, haviam sido registrados quatro casos.


LEIA MAIS: Motociclista morre atropelado durante tentativa de ultrapassagem em Alagoinhas


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.