Ex-diretor de A TARDE, Edivaldo Boaventura morre aos 84 anos; políticos lamentam
Ex-diretor de A TARDE, Edivaldo Boaventura morre aos 84 anos; políticos lamentam
Morreu na madrugada desta quarta-feira (22/8) o professor Edivaldo Boaventura. Segundo familiares, o ex-diretor do jornal A Tarde não resistiu a complicações de uma cirurgia cardíaca. O enterro acontecerá nesta quinta (23/8), às 15h, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
“É com muito pesar que lamento a morte de professor Edivaldo Boaventura. A Bahia perde uma das suas principais cabeças pensantes. Homem da cultura e da educação, foi um dos fundadores da Uneb e fará enorme falta. Meus sentimentos a todos os amigos e familiares deste grande personagem do nosso Estado”, lamentou a senadora Lídice da Mata (PSB).
Além dela, o governador da Bahia, Rui Costa, também prestou seus sentimentos: “Soube há pouco da morte do professor Edivaldo Boaventura, um dos nomes mais respeitados na área da educação no País. Aos familiares, amigos e admiradores do trabalho dele, meus sentimentos de pesar neste momento de dor. A conduta ética e respeitosa que marcou sua trajetória garantiu ao também escritor uma cadeira na Academia de Letras da Bahia (ALB) e na Academia de Ciências de Lisboa (Portugal). Sem dúvida, o legado de Edivaldo continuará sendo fonte de inspiração para quem considera a educação o principal elemento de transformação da nossa sociedade” disse.
Nascido em 10 de dezembro de 1933, no município de Feira de Santana, Boaventura era bacharel em Direito (1959) e Ciências Sociais (1969) pela Ufba. Tornou-se doutor em Direito e obteve a Docência Livre em Economia Política (1964), pela mesma instituição, e cursou o Instituto International de Planificação de Educação/UNESCO (1971-2), em Paris. Era mestre (1980) e PhD (1981) em Educação pela The Pennsylvania State University.
O educador desenvolveu um papel fundamental na formação do centenário jornal A Tarde. Sua trajetória no A TARDE começou em 1996, quando ele exerceu o cargo de diretor geral. Durante a gestão, Boaventura deu especial atenção ao projeto A TARDE Educação, inserindo o jornal nas escolas do interior da Bahia. Edivaldo era pai do ator e cantor baiano Daniel Boaventura.
Professor emérito da Ufba, Edivaldo foi secretário de Educação e Cultura da Bahia por duas vezes, uma entre 1970 e 1971 e a outra entre os anos de 1983 e 1987, quando criou a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e foi reitor da instituição. Era membro das academias de Letras e de Ciências no estado e também dos Institutos Histórico e Geográfico Brasileiro e Geográfico e Histórico da Bahia.
Entre as obras publicas, estão ?A educação brasileira e o direito (1997)?, ?O Parque Estadual de Canudos (1997)? e ?UFBA: trajetória de uma universidade: 1946-1996? (1999).
LEIA MAIS: Homem suspeito de criar empresas para fraudar compras é indiciado por estelionato
LEIA MAIS: Exclusivo: PMs são flagrados agredindo preso em Vida Nova; corporação contesta
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline