Por alterações em Fundo de Pensão, funcionários dos Correios realizam protesto na Pituba
Por alterações em Fundo de Pensão, funcionários dos Correios realizam protesto na Pituba
Dezenas de funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos, incluindo aposentados e ativos, realizam uma manifestação na manhã desta terça-feira (17/7), na frente da sede da ECT, no bairro da Pituba, em Salvador.
Os trabalhadores, através de sua representação, a Associação dos Profissionais dos Níveis Superiores e Técnico dos Correios (ADCAP), atendem à convocação de uma mobilização nacional e protestam, segundo eles, contra um desvio de verba que teria ocorrido no Fundo de Pensão da categoria, o Postalis, criado em 1981 para suplementar a aposentadoria dos empregados.
Segundo o presidente da ADCAP, Inaldo da Silva Beherens, nos últimos 10 anos, por má-gestão e por fraudes diversas, o fundo sofreu vários prejuízos. Isso motivou a ADCAP a pedir a intervenção da PREVIC, órgão fiscalizador do governo, o que não ocorreu.
Ainda de acordo com o presidente da associação, depois que, por eleições determinadas em lei, os empregados começaram a ocupar diretorias do Postalis, a PREVIC resolveu intervir, cessando algumas providências que estavam em andamento.
“Agora, com o interventor da PREVIC com plenos poderes, desenha-se um horizonte em que as perspectivas não são boas para os empregados e aposentados”, disse Beherens.
Entre as reivindicações, a ADCAP solicita que o interventor providencie a cobrança judicial, por responsabilidade pecuniária prevista em contrato, no valor de 5,5 bilhões e que uma auditoria independente revise a precificação feita pelo interventor que, segundo os trabalhadores, reduziu significativamente a expectativa de recebimento de créditos da Postalis.
LEIA MAIS: Mãe de atacante da seleção brasileira é resgatada após sequestro; quatro são presos
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.