CAMPANHA: Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em todo o país
CAMPANHA: Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em todo o país
Começa nesta segunda-feira (23/4), a vigésima campanha de vacinação contra a gripe na rede pública do país. As mais de 54 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacina, devem procurar os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para se vacinar gratuitamente.
Integram o grupo prioritário da campanha crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos, professores, profissionais da saúde, grávidas, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias, presidiários, funcionários do sistema prisional, indígenas e pessoas com doenças crônicas (diabetes, asma, câncer) ou condições clínicas especiais (doenças respiratórias ou cardíacas, diabéticos, obesos etc.)
Neste ano, o Ministério da Saúde comprou 60 milhões de doses (que custam cerca de R$ 15). No ano passado, 88% das pessoas foram imunizadas. O chamado dia D, com mutirão, será em 12 de maio. A campanha termina dia 1º de junho e não haverá prorrogação.
DIA D
No dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional, estarão abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
LEIA MAIS: DIA DO DESCOBRIMENTO: Corrupção está no Brasil desde a chegada do primeiro Cabral
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicado originalmente às 9h06