Por decisão judicial, shoppings são impedidos de abrir lojas em Salvador neste final de semana
Por decisão judicial, shoppings são impedidos de abrir lojas em Salvador neste final de semana
Uma liminar concedida pela 18ª Vara do Trabalho de Salvador, por volta das 17h desta sexta-feira (20/4), impede que as lojas dos shoppings centers e estabelecimentos de rua abram neste sábado e domingo em toda a capital. De acordo com Alfredo Santiago, diretor do Sindicato dos Comerciários de Salvador, a multa diária prevista é de R$ 1 mil por funcionário que for obrigado a descumprir a determinação, ou seja, quem trabalhar no sábado e domingo, receberá R$ 2 mil.
“Vamos ficar atentos e fiscalizar. Contudo, são mais de quatro mil lojas espalhadas pela cidade. Por isso, estamos orientando os funcionários a guardar o seu ponto eletrônico e o cupom fiscal, para que eles tenham garantido o seu direito ao ressarcimento”, disse Santiago.
A ação foi movida em virtude da negociação coletiva ter perdido a validade e as partes (empregados e empresários) não terem chegado a um acordo. A liminar é da juíza Irailce Figueroa, válida para todas as lojas de shoppings e de rua, com exceção para supermercados, farmácias, praças de alimentação e cinemas.
Alfredo explicou ainda que os estabelecimentos podem funcionar, desde que o setor de lojas não esteja aberto. “Essa é uma lei federal, que tem sido descumprida pelas direção dos estabelecimentos”.
CONFIRA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA (20/4):
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 18h53 do dia 20/4