Geral

ELEIÇÕES 2018: Saiba quais foram as áreas mais beneficiadas por Rui Costa e ACM Neto

ELEIÇÕES 2018: Saiba quais foram as áreas mais beneficiadas por Rui Costa e ACM Neto

Por Cris Almeida

ELEIÇÕES 2018: Saiba quais foram as áreas mais beneficiadas por Rui Costa e ACM NetoAratu Online

Ano de eleição para o Governo da Bahia e a corrida para o Palácio de Ondina deve ser acirrada em 2018. Isto porque o Estado deve testemunhar o duelo entre os  dois maiores protagonistas da política baiana: o atual governador Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Olhando na direção oposta ao deste ano que se inicia, os dois gestores precisaram protocolar todas as promessas de campanha junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos respectivos anos de candidatura — Rui em 2014 e Neto em 2012.


LEIA MAIS: ACM Neto faz balanço de 2017 e anuncia planos para o ano que vem


LEIA MAIS: PAPO CORRERIA: Rui anuncia PL para aumento de 14% no salário de professores do estado


As gestões dos dois foram aprovadas por mais de 50% da população, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em novembro do ano passado. A administração municipal com índice de 70,8%, enquanto a estadual tem 65,7%. Rui Costa e ACM Neto estão em posições opostas no cenário político: enquanto um é mais inclinado para a esquerda e para programas sociais, o outro está mais à direita, sempre priorizando a economia.


Mas em ambos os mandatos, quais áreas foram mais e menos privilegiadas pela forma de governar de ACM Neto e Rui Costa desde que assumiram o comando de Salvador e da Bahia, respectivamente? O Aratu Online fez um levantamento que mostra quais tem sido as prioridades dos dois até 2017. A listagem considerou especifidades e alcance de cada cargo, sem valor comparativo. Confira!


RUI COSTA


O atual governador da Bahia chegou ao Palácio de Ondina em 2015, após ser eleito com 54,53% dos votos válidos. Durante sua campanha, Rui chegou a afirmar que colocaria a saúde e a educação no centro de sua atuação. Ao longo desses quase quatro anos, o petista cumpriu 48 das 115 promessas. Deste número, foram 13 ações voltadas para a educação e nove para a saúde, como havia prometido.


Durante seu governo, Rui Costa ofereceu 150 mil vagas de ensino técnico, distribuídas em todo o estado. Criou o ‘Currículo Bahia’, projeto que tem como objetivo oferecer aos estudantes disciplinas que ensinem e destaquem elementos históricos, geográficos, sociais e culturais da região onde vivem. Ainda na educação, ofereceu o primeiro estágio para todos os estudantes que se formarem na escola técnica do estado, ampliou os centros noturnos de educação na intenção de avançar na escolarização de jovens e adultos e ampliou o número de vagas do ensino médio a indígenas e quilombolas.


Rui chegou a implementar o ‘Programa de Reconhecimento do Mérito Educacional Coletivo’ a fim de premiar escolas, professores, funcionários e comunidades que avancem nos indicadores educacionais, promessa que consta no seu programa de governo. Ele ainda criou o Centro Interuniversitário, que oferta cursos de licenciatura e bacharelado voltados para o campo; criou uma política de assistência estudantil para educação superior para apoiar estudantes de baixa renda; estabeleceu a ‘Escola Qualidade Bahia’, estrutura de ensino com padrão de infraestrutura, incluindo espaços pedagógicos, administrativos, apoio, convivência, cultura, esporte e lazer; investiu nas culturas indígena e afrodescendente, instituindo ações de inclusão da cadeira do afoxé no Conselho de Cultura do Estado da Bahia, além de promover editais específicos para a cultura afrodescendente e instituiu a Lei Estadual e a Política Estadual de Educação do Campo e Contextualizada.


A saúde também foi destaque na administração de Rui: o petista inaugurou o novo Hospital Geral do Estado (HGE2);  destinou um orçamento para a saúde maior do que exigido por lei; contribuiu, com recursos do estado, no custeio das Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e dos serviços hospitalares com porta aberta para urgência e emergência e construiu novas unidades de Atenção Básica (AB), tendo a saúde da família como principal estratégia.


Dando prosseguimento às suas promessas, o governador da Bahia implementou novos leitos de UTI nas unidades de saúde do estado e um moderno serviço de telediagnóstico por imagem, construído por meio de Parceria Público-Privado, ampliando o acesso a exames como ressonância magnética e tomografia. Criou ainda novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diversas modalidades, com a implantação de leitos em hospitais públicos, além de apoio à implantação de unidades de acolhimento, ampliou a rede de maternidades, em especial nos pequenos municípios e implementou ações que garantam o direito de acompanhante para mulheres em trabalho de parto.


De acordo com o levantamento feito pelo portal, outras áreas também foram beneficiadas durante a gestão do petista: seis ações na área dos direitos humanos e sociais, duas para a economia e o esporte, uma ação para habitação e mobilidade urbana, três para infraestrutura, quatro para meio ambiente e sete para segurança pública.


ACM NETO


O prefeito ACM Neto assumiu a gestão em 2013 e durante a campanha eleitoral que teve como resultado sua eleição, o democrata chegou a dizer que a prioridade era “arrumar a prefeitura”. Em quase cinco anos de gestão, porém, Neto criou 17 ações no campo da mobilidade urbana e 12 em turismo e cultura.


Dentre as propostas protocoladas junto ao TSE, Neto conseguiu implementar na cidade de Salvador o ‘Bilhete Único’, cujo período de integração das passagens de ônibus foi ampliado para duas horas, sem restrição de deslocamento entre as regiões da cidade, inclusive dentro de uma mesma. De igual maneira, também o metrô foi incluído no Bilhete Único, o que permite acesso aos dois modais com um único cartão.  ‘Domingo é meia’ e ‘Corujão Salvador’ também foram medidas implementadas pela gestão municipal. Ainda no campo da mobilidade, o democrata ampliou a frota e colocou novos ônibus para circular na cidade, bem como a instalou mais de 600 novos pontos de ônibus e urbanização dos finais de linhas de alguns bairros.


A Nova Lapa também foi investida durante a administração de Neto, foram mais de R$ 20 milhões de investimento para a requalificação do terminal de ônibus. Pontos turísticos como o Plano Inclinado e Elevador Lacerda passaram por recuperação e foi criado o ‘Centro de Controle Operacional do Sistema de Transporte’, que  permite o monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade por meio de sistema GPS. Com esta última medida foi possível também a implementação do aplicativo ‘CittaMobi’, que permite acesso em tempo real às informações sobre o transporte coletivo na cidade, como a disponibilidade de linhas, deslocamento dos ônibus e estimativa de chegada ao ponto. O prefeito atuou também no apoio à implantação do metrô na capital baiana.


Por fim, houve também a requalificação da orla, intervenções viárias, o projeto ‘Salvador Vai de Bike’ e atenção à licitação do BRT Lapa-Iguatemi.


Outras áreas beneficiadas pela gestão municipal foram as de turismo e cultura, que têm movimentado a economia da capital baiana. Neto criou o calendário turístico da cidade, que permite uma maior amplitude de opções de lazer, em diferentes épocas de visitação, antes reduzidas ao período de carnaval. O ‘Festival Virada Salvador’, no Réveillon, o ‘Festival da Primavera’ e o ‘Salvador Jazz’ são alguns exemplos. Neto inaugurou ainda o Memorial A Casa do Rio Vermelho, onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai, que hoje funciona como equipamento turístico. Criou o ‘Projeto Boca de Brasa’, com ênfase na diversidade cultural, que contempla preferencialmente bairros onde predomina a população negra e o ‘Pelourinho Dia e Noite’. Além de promover diversas ações promocionais de turismo em outros estados e países.


O democrata criou ainda a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Conselho Municipal de Política Cultural e o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Tudo isto com o objetivo de valorizar a cultura e fomentar o turismo em Salvador.


ACM Neto beneficiou, também, as áreas da saúde e educação — com 11 ações cada –, duas de habitação, inclusão e de Defesa Civil, dez ações no campo da promoção social, oito de manutenção pública, e nove na área do meio ambiente.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.