A prisão temporária realizada durante a Operação Sothis, na manhã desta terça-feira (21/11), que ocorre em quatro estados brasileiros, se deu na Bahia. O ex- gerente da Transpetro José Antônio de Jesus foi detido pela Polícia Federal, na cidade de Camaçari.
De acordo com o Uol, informações da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal dão conta de que familiares e intermediários do executivo preso na Bahia também participavam do esquema. Eles são suspeitos de atuarem no recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por uma empresa de engenharia entre setembro de 2009 e março de 2014.
Cerca de 40 Policiais Federais estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, este mandado de prisão temporária, e cinco mandados de condução coercitiva nos estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.
A ação policial tem como alvo principal a investigação de empresas e seus respectivos sócios na operacionalização de um esquema de repasses ilegais de empreiteira para funcionário da TRANSPETRO, subsidiária da Petrobrás, em decorrência da obtenção de contratos para a empresa.
LEIA MAIS: OPERAÇÃO SOTHIS: Nova fase da Lava Jato cumpre mandados na Bahia e mais três estados
Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. O preso será levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS
Bahia
(Camaçari e Candeias)
1 mandado de prisão temporária
4 mandados de busca e apreensão
2 mandados de condução coercitiva
Sergipe
(Aracaju e Itabaiana)
2 mandados de busca e apreensão
1 mandado de condução coercitiva
Santa Catarina
(Florianópolis)
1 mandados de busca e apreensão
São Paulo
(São Paulo)
1 mandado de busca e apreensão
1 mandado de condução coercitiva
*Publicado originalmente às 7h41
LEIA MAIS: RODO: Conheça o cachorro da Rondesp que já tomou tiro, venceu o câncer e namora todos os dias
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline
Fonte: Da Redação