Geral

POLÊMICA: Famosos se revoltam e ironizam decisão da Justiça sobre homossexualidade: ?Doença?

POLÊMICA: Famosos se revoltam e ironizam decisão da Justiça sobre homossexualidade: ?Doença?

Por Diego Adans

POLÊMICA: Famosos se revoltam e ironizam decisão da Justiça sobre homossexualidade: ?Doença?Reprodução internet

Uma decisão tomada nesta última sexta-feira (15/9) pelo juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, chamou a atenção do Brasil inteiro. Isso porque, a Justiça aprovou que agora os psicólogos possam tratar gays e lésbicas como doentes e fazer terapias de ?reversão sexual?, sem que sofram censura do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A decisão atende ao pedido da psicóloga Rozangela Alves Justino em processo aberto contra o colegiado, que aplicou uma censura à profissional por oferecer a terapia da “cura gay” aos seus pacientes.


LEIA MAIS: QUAL É O SEGREDO?: Consagrada, Anitta se torna ?Rainha do pop? e deslancha carreira internacional


Não demorou muito para o assunto polêmico repercutir entre anônimos e famosos. Nas redes sociais, os internautas se mobilizaram em uma campanha virtual contra a homofobia, levantando a hashtag ?#HomofobiaÉDoença? ? que já ocupa o topo dos Treding Topics do Twitter.


A cantora Ivete Sangalo foi na mesma linha, e disse que há “inúmeras pendências que caberiam a uma administração descente resolver”. “Doente são aqueles que acreditam nesse grande absurdo. Pessoas, pensem sobre o que esse grande equívoco, absorvam a coragem e a luta dos homossexuais e apliquem as suas mofadas e inertes vidas ” publicou.






A drag queen Pabllo Vittar, por exemplo, publicou duas mensagens em sua conta no Twitter: primeiro, disse “não somos doentes”; depois, acrescentou que “o preconceito não vai vencer”.



O comediante Paulo Gustavo publicou um vídeo ironizando a decisão, dizendo que está tomando remédios para “curar” a homossexualidade.


” Estou catando tudo que é remédio para poder tentar melhorar da homossexualidade, mas não estou conseguindo. Estou viada há muito tempo, difícil sair da crise”.






 ?Que tempos estranhos. Como será o coração de quem acredita que o amor é uma doença. Por corações mais cheios de afeto!?, escreveu a atriz Deborah Secco, em sua conta.

?Correndo pra lembrar que #HomofobiaÉDoença?, afirmou a também atriz Camila Pitanga. ?Tratar algo que só porque você não concorda ou não é do seu agrado como doença, isso sim é doença?, disse o youtuber Carlos Santana.


Sem citar o caso, Fernanda Gentil, apresentadora do ?Esporte Espetacular?, da Globo, publicou uma fotografia na qual aparece supostamente doente e com um termômetro na boca. ?Tentando me curar dessa doença, mas tá difícil?.. Ô Paulo Gustavo, obteve sucesso aí? Alguma dica??, escreveu ela, de forma irônica, na legenda do post.



Nos comentários, os internautas apoiaram a global, e se mostraram contra a decisão da Justiça. ?Um verdadeiro atraso essa justiça! Sou psicóloga e sou contra essa palhaçada de ?cura gay??, declarou uma. ?Eu não sou contra LGBTs e nem favor de héteros ,sou a favor das pessoas terem o direito de escolha como você teve?, escreveu outra. ?Doença é o preconceito desse povo?, disparou um terceiro.


Vale lembrar que Fernanda já foi casada entre 2013 a 2016 com o empresário Matheus Braga, com quem namorava desde a adolescência, dando a luz Gabriel, em agosto de 2015. Em outubro do ano passado, a loira assumiu que está namorando com a também jornalista Priscila Montadon, cinco meses após o término do seu casamento.


DIA TRISTE 


A cantora Anitta gravou um vídeo e postou em seu instagram contra a decisão do juiz federal da 14ª Vara do Distrito Federal Waldemar Cláudio de Carvalho. “Hoje é um dia muito triste pra toda a população brasileira. Eu acabo de saber que foi considerado doença ser gay, ser bissexual, ser homossexual. Eu ‘tô’ devastada por dentro e quero mandar toda a minha solidariedade pro meu público, que me faz chegar até aqui, pros meus amigos e mandar toda a minha força. Não sei como a gente consegue ajudar, mas eu tô aqui rezando para que os nossos representantes deem atenção pro que realmente é importante, que é consertar a nossa miséria, a nossa corrupção, a nossa falta de educação, de instrução, até mesmo para ninguém mais cometer uma burrice como essa“, diz a cantora, na filmagem publicada na noite desta segunda-feira (19/9).








That’s what happens in my country. People dying, hungry, the government killing the country with corruption, no education, no hospitals, no opportunities… and the authorities are wasting that time to announce that homosexuality is a sickness. Homosexuals and bisexuals now have a treatment for this “sickness” here. So I ask… who is the real sick person here? I’m praying God that these real sick people find the cure of these crazy minds and start to look at the real important things here. / O Brasil se devastando e as autoridades preocupadas com quem queremos nos relacionar. Isso precisa acabar. Deus, cure a doença da cabeça do ser humano que não enxerga os verdadeiros problemas de uma nação. Pais, não obriguem seus filhos a procurarem cura pra uma doença que não existe, baseados neste fato político. Essa busca interminável sim pode deixa-los realmente doentes.


Uma publicação compartilhada por anitta ? (@anitta) em






VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS


Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a decisão liminar, proferida na sexta-feira (15/9), abre a perigosa possibilidade de uso de terapias de reversão sexual. Segundo a entidade, “a ação acatada pelo juiz federal foi movida por um grupo de psicólogos defensores dessa prática, que representa uma violação dos direitos humanos e não tem qualquer embasamento científico”.


Segundo o CFP, na audiência de justificativa prévia para análise do pedido de liminar, a entidade se posicionou contrária à ação, “apresentando evidências jurídicas, científicas e técnicas que refutavam o pedido liminar”. Os representantes do CFP destacaram que a homossexualidade não é considerada patologia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) – entendimento reconhecido internacionalmente. Também alertaram que as terapias de reversão sexual não têm resolutividade, “como apontam estudos feitos pelas comunidades científicas nacional e internacional, além de provocarem sequelas e agravos ao sofrimento psíquico”. O CFP informa que o processo está em sua fase inicial e afirma que vai recorrer da decisão liminar.







Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.





Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.