11 DE SETEMBRO: Dezesseis anos depois, EUA é novamente alvo de uma tragédia; Desta vez, o furacão Irma
11 DE SETEMBRO: Dezesseis anos depois, EUA é novamente alvo de uma tragédia; Desta vez, o furacão Irma
Ironicamente, dezesseis anos após ser alvo do pior atentado terrorista de sua história – quando 3.000 pessoas perderam suas vidas, no ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York – , os Estados Unidos voltam a ser o centro de uma nova tragédia. Desta vez, causada pela ‘mãe natureza’.
LEIA MAIS: SOS: Avião da FAB vai resgatar brasileiros em ilha do Caribe atingida por furacão
Pois é… o país tem sido castigado nos últimos dias pela ira do furacão Irma. Nesta segunda-feira (11/9), a tempestade foi rebaixada para a categoria 1 – ou seja, a menor numa escala de 1 a 5. Enquanto avançava pela Flórida, o furacão deixou três mortos e milhões de pessoas sem acesso à energia elétrica, provocando a declaração do estado de catástrofe natural.
Veja vídeos:
Às 5h locais (6h de Brasília), os ventos máximos alcançavam 120 km/h ? bem abaixo dos mais de 200 km/h do fim de semana -, e Irma deve passar à categoria de tempestade tropical em seu avanço pela costa noroeste da Flórida e rumo ao sul da Geórgia, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) em um comunicado.
O olho do furacão estava 40 km ao nordeste de Tampa, segundo o NHC, que recordou as advertências a respeito de marés ciclônicas, o que significa que há ?perigo de inundações que representam ameaças à vida?.
?Permaneçam dentro de casa, permaneçam seguros?, alertou o governador do estado, Rick Scott, insistindo em que ?a combinação de uma tempestade perigosa com a maré provoca, normalmente, inundações nas áreas secas próximas à costa?.
Na manhã deste último domingo (10/9), quase 6,3 milhões de pessoas receberam ordem para abandonar suas casas em toda Flórida, e três milhões de moradores estavam em casas sem energia elétrica, segundo a empresa Florida Power and Light.
LEIA MAIS: PF cumpre mandado na residência de ex-procurador da República, Marcello Miller
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.