CAMPUS PARTY BAHIA: Estudantes da rede pública intensificam rotina para participar do evento
CAMPUS PARTY BAHIA: Estudantes da rede pública intensificam rotina para participar do evento
A menos de uma semana para o início da Campus Party, maior festival de tecnologia, ciência e inovação do mundo, estudantes da rede estadual de ensino de Salvador e Região Metropolitana se preparam para participar do evento que contará com mais de 250 horas de programação.
Entre as mais de 40 mil pessoas esperadas nos cinco dias da Campus Party Bahia (CPBA), estão cerca de 100 jovens do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), que participam das 22 oficinas interdisciplinares promovidas pelo Centro, no Pavilhão Dalva Matos, dentro da área do Colégio Central, no bairro de Nazaré. “Estamos enviando para o Campus Party cerca de 100 discentes (meninos e meninas), envolvidos em ações de Inteligência Artificial, Simulador de voo, Gladiadores (Cosplay) e 35 alunos que disputarão a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)”, pontua Alcides Magalhães, diretor do CCJC.
CONFIRA A PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES:
COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA
Um dos principais eventos que acontece na Open Campus, área gratuita da CPBA, é a etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As competições tem como desafio a simulação de um desastre natural no qual as equipes terão de construir um robô completamente autônomo, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las.
George Santos, de 17 anos, é um entre os mais de 30 estudantes que se preparam durante a oficina de robótica do CCJC para participar da OBR, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de agosto. Apesar do nervosismo dos desafios, o jovem que participa do projeto há dois anos, tem o desejo de obter uma melhor classificação em 2017. “Estamos preparando bastante os nossos robôs com arduino e os legos, tentando fazer uma boa programação e uma boa montagem também. Ano passado a gente não foi muito bem, mas esse ano, como sabemos um pouco mais, pretendemos ir melhor”, diz George.
Durante o processo, os alunos são acompanhados pelo professor Elton Barreto que destaca a autonomia dada para os estudantes desenvolverem os robôs, desde o hardware até a programação. “A Robótica faz com que os alunos criem coisas inovadoras a partir do conteúdo que é aprendido nas disciplinas básicas. O estudante aprende a pensar para resolver problemas do dia a dia”, aponta o professor.
LEIA MAIS: BEM NA FITA: Com inovação e consciência social, Startups baianas se preparam para Campus Party
LEIA MAIS: OPEN CAMPUS: 40 mil pessoas são esperadas na área gratuita da Campus Party Bahia
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Um dos projetos inovadores que será apresentado pelos estudantes do CJCC durante a Campus Party é o sistema de Inteligência Artificial. O projeto foi criado por quatro adolescentes moradores de Simões Filho durante a oficina de games e aplicativos.
Com o auxílio do professor Jaime Azevedo, os jovens desenvolveram um sistema C Sharp ( linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft) que reconhece a voz e controla dispositivos e aplicativos. “Essa Inteligência Artificial consegue controlar o computador e dentro desse computador ela consegue controlar outros aplicativos. No momento, o sistema está sendo utilizado para controlar uma rádio escolar, em Simões Filho. É acionado por voz. Você pede e a inteligência artificial te obedece”, explica Jaime.
Guilherme Olímpio, um dos inventores, ressalta a importância da CPBA para ajudar na questão de divulgação e discussão de ideias para colocar o projeto em prática da melhor forma possível. “Um sistema desse pode ser usado em hospitais, escolas, pessoas com dificuldades e a dinâmica da Campus Party vai nos ajudar a ter uma noção de como aplicar isso”, afirma.
SURPRESA
Papelão e muita criatividade são os principais ingredientes da preparação dos estudantes da oficina ?Papéis interativos? para a Campus Party. O evento, que tem como marca a reunião de jovens geeks fãs de cosplay e tecnologia, terá na sua edição baiana uma surpresa envolvendo cavaleiros, vikings e samurais.
Maria Regina Patrocínio é uma das estudantes que trabalham na construção de armaduras feitas de papelão para a ação que o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) fará durante a Campus Party. Amante de games, a jovem de 17 anos não esconde a emoção em participar do evento que acontece pela primeira vez no estado. “É uma oportunidade mostrar o que a gente faz e de como nós somos bons nisso. Eu amo games, quero participar de todas as coisas que eu puder. Eu vou acampar e quero me conectar muito ao universo da Campus”, garante.
O Aratu Online é o portal oficial do evento, que acontece de 9 a 13 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Confira mais novidades sobre através do blog oficial da Campus Party Bahia.
LEIA MAIS: SURPREENDENTE: Campus Party Bahia bate recorde e esgota todos ingressos
LEIA MAIS: Campus Party Bahia é lançada na Arena Fonte Nova. Confira novidades e palestrantes confirmados
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
*Publicada originalmente em 5 de agosto de 2017, às 8h