NÚMERO ANIMAL: Por ano, Salvador consegue superlotar estádio Joia da Princesa só com gatos e cães castrados
NÚMERO ANIMAL: Por ano, Salvador consegue superlotar estádio Joia da Princesa só com gatos e cães castrados
A imagem de um estádio de futebol com a capacidade acima da permitida já foi bastante recorrente no futebol brasileiro. Agora imagine se, ao invés de torcedores, nas arquibancadas, só estivessem gatos e cães castrados. Segundo dados da prefeitura municipal de Salvador isso é bem possível.
O Castramóvel, que presta esse tipo de serviço para a prefeitura, divulgou que já realiza por mês 1,6 mil castrações de cães e gatos. Por ano, isso dá 19 mil operações de esterilidade nestes animais. Dá pra superlotar o estádio do Joia da Princesa, em Feira de Santana, onde cabem 16.274 torcedores.
Tanto cães como gatos pesam menos que homens adultos e ocupam também menos espaço. Desse jeito daria pra acomodar todos no mesmo lugar.
De acordo com o Castramóvel a ação evita que os animais se reproduzam sem controle e sejam abandonados nas ruas. Além disso, previne doenças e ajuda a reduzir a agressividade do animal. ?O principal benefício é que o serviço está perto do usuário. Não há necessidade de longos deslocamentos, afinal, se deslocar com cão e gato não é uma das tarefas mais fáceis?, pontua o médico veterinário e coordenador do Programa Municipal de Combate à Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro.