DIFERENTÕES: Conheça os candidatos mais inusitados das Eleições 2016
DIFERENTÕES: Conheça os candidatos mais inusitados das Eleições 2016
Durante todo o período de campanha das eleições municipais de 2016 foi possível ver o tamanho da criatividade dos políticos brasileiros. Teve candidato adaptando letras de musicas famosas, para compor os tradicionais jingles, assim como celebridades caindo de paraquedas nos partidos que quase nunca ouvimos falar. Além disso, tiveram aqueles que já tentaram ocupar diversas vezes os cargos públicos, e hoje abusam do humor ou usam da fama para alcançar a vitória.
Apesar da política ser um assunto que merece seriedade, o tema tem virado motivo de piada na internet por conta do excesso de campanhas cômicas. Na Bahia, o que mais chamou atenção foi a quantidade de artistas que estão candidatos ao cargos públicos.
Celebridades
A candidata ao cargo de vereadora em Salvador, Léo kret, do partido DEM, fez um trocadilho durante sua aparição na campanha eleitoral televisiva. No vídeo, a também dançarina usa a frase “Léo Kret fortalece”, no final da frase, fazendo analogia a uma música do pagode baiano. Em seu plano de governo ela promete: Mais saúde nas comunidades, Dança no Guetho, LeoCreche, e muito mais.
O candidato a vereador Ednaldo da Conceição, popularmente conhecido como ‘Nal do canal’, foi uma das surpresas dessa campanha. Ele ficou conhecido após um vídeo engraçado circular no WhatssApp. Nal foi uma das apostas do PHS, para puxar votos do partido, que é ligado à base do prefeito ACM Neto (DEM), mas foi sua candidatura não foi aceita, por isso está fora da disputa.
Sendo uma das celebridades mais engraçadas pelo jeito atrapalhado, o candidato a vereador do Rio de Janeiro, Charles Henrique, do PTdoB, aproveitou a ‘fama’ para se jogar na política. Atualmente, ele trabalha no programa ‘Pânico da Band’, e fez uma campanha voltada para o humor, com o slogan “Minha mãe vai votar em mim”.
Irreverência
Com uma campanha cheia de duplos sentidos e muita irreverência, o candidato a vereador pelo PSDB de Campina Grande, Rafael Souza tem ganhando repercussão no Horário Político Obrigatório. No vídeo, ele aparece sorridente falando o seguinte texto: “Rafafá não promete, ele dá”.
A candidata Maria da Rocha, que é conhecida como ‘Madona Gostosa’, surpreendeu eleitores de Chapecó (SC) e também de todo o Brasil como sua campanha, onde ela aparece travestida de da anti-heroína.
O palhaço BUBU, que é candidato a vereador de Mogi das Cruzes, em São Paulo, fez sua propaganda usando seu figurino e contou ainda com o apoio de outro palhaço, o deputado federal Tiririca. No vídeo, ambos aparecem brincando e fazendo piadas.
O candidato João Roberto, mais conhecido como ‘João Biscoito’ pelo comércio de biscoito de castanha, superou a criatividade e trouxe uma versão da música tema do filme ‘Frozen’. João é candidato pelo PMDB.
A candidata a vereadora, Ivonete, da cidade de Jura, no Mato Grosso, fez um vídeo divertido elevando sua autoestima. Na campanha, a loira se rotula como linda e absoluta.
Bizarros
O candidato a vereador para a cidade de Ponta Grossa (PR), Jussiê Galo Cego, do PTC, é autor de umas das campanhas mais bizarras deste ano. Após se identificar e falar frase tema da campanha, o candidato retira a prótese do olho direto e afirma: “Que vai tirar o olho pelo eleitor”.
Regras
Muita coisa mudou com as novas regras das Eleições Municipais de 2016. Mas apesar disso, os candidatos tiveram total liberdade pra abusar da criatividade e transformarem as eleições em um verdadeiro espetáculo.
Veja algumas das alterações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
1- Mudança nos prazos para as convenções partidária e no tempo de campanha eleitoral.
2- Os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto.
3- A data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações também mudou. As convenções foram feitas de 20 de julho a 5 de agosto de 2016.
4- A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto.
5- Do total do tempo de propaganda, 90% terão que ser distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal.