Geral

VIDA RELIGIOSA: Monsenhor Gaspar Sadoc morre aos 100 anos, em sua residência; Dom Murilo revela como foi última conversa

VIDA RELIGIOSA: Monsenhor Gaspar Sadoc morre aos 100 anos, em sua residência; Dom Murilo revela como foi última conversa

Por Da Redação

VIDA RELIGIOSA: Monsenhor Gaspar Sadoc morre aos 100 anos, em sua residência; Dom Murilo revela como foi última conversafalse

Após 75 anos dedicados ao sacerdócio, Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade morreu aos 100 anos de idade, na noite desta quinta-feira (22/9), em sua residência, em Salvador. Ele teve uma parada cardíaca, por volta das 20h, chegou a ser socorrido por uma equipe médica, mas não resistiu ao ataque.


“Eu notei que ele estava muito fraco. Conversando…eu rezei com ele, pedi para ele oferecer sua vida pelos sacerdotes, já que ele os amava tanto. Despedi lhe dando a bênção. Penso que essa visita providencial, por que pude rezar com ele, a última vez pouco antes dele morrer. Tenho certeza que Deus acolheu esse seu cervo , que fale para ele aquilo que é lido no livro do profeta Daniel, lá no antigo testamento. ‘Aqueles que ensinaram a muitos, os caminhos da justiça brilharão para sempre como estrelas. O senhor Sadoc é uma dessas estrelas, que brilham no céu de nossas vidas, nos incentivando a amar a Deus e amar o próximo”, revelou o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, uma das últimas pessoas a ter ficado ao lado de Monsenhor.


Nascido em 1916, em Santo Amaro da Purificação, padre Sadoc foi ordenado em 1941, tornando-se o primeiro vigário da Paróquia dos Santos Cosme e Damião, na Liberdade, onde permaneceu por sete anos, até ser transferido para a Paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu, na qual exerceu o ministério por 17 anos.


De lá, saiu para a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, onde por 38 anos foi pároco daquela comunidade. Professor de latim e História lecionou no Ginásio Dom Macedo Costa e nos colégios da Polícia Militar e Sofia Costa Pinto, além da Escola Técnica, sendo, ainda, mestre de vários padres e bispos da Arquidiocese.


monsenhor-gaspar-sadoc2


Eleito para a Academia de Letras da Bahia em 7 de março de 1990, tomou posse em 16 de outubro, no salão nobre da atual sede, sendo saudado por Thales de Azevedo. Na sua vida já percorreu estados e cidades levando a mensagem da fé, tendo proferido mais de 3000 sermões.


Em nota, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia pediu a todos os seus filhos e filhas que elevem preces a Deus pelo descanso eterno deste ?amigo de Deus? (Daniel 3,35), rende seu tributo de gratidão àquele que aqui nasceu, viveu e trabalhou incansavelmente pelo Reino de Deus e que, nos últimos anos de sua vida, fez de seu leito o seu altar.


O velório acontece na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Salvador, a partir das 8h de hoje (23/9). Às 15h será celebrada a santa Missa e, em seguida, o sepultamento.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.