Geral

A TAÇA ERA NOSSA: O Brasil completa hoje 14 anos do Penta mundial; Veja o que mudou de 2002 pra cá

A TAÇA ERA NOSSA: O Brasil completa hoje 14 anos do Penta mundial; Veja o que mudou de 2002 pra cá

Por Diego Adans

A TAÇA ERA NOSSA: O Brasil completa hoje 14 anos do Penta mundial; Veja o que mudou de 2002 pra cá

Nada como um dia após o outro…. se, atualmente, o cenário em que vive a Seleção Brasileira de futebol é de total descrédito e pessimismo, nem sempre foi assim. Afinal, nesta quinta-feira (30/6) se completa exatos 14 anos, que a seleção verde-amarela ‘dominava’ o mundo e faturava o pentacampeonato na Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul. A histórica trajetória da Família Scolari teve seu auge naquela noite em Yokohama, então manhã de um domingo no Brasil.


Ao contrário das Copas anteriores, daquela vez o time canarinho não tinha uma base pronta, nem uma preparação adequada nos quatro anos anteriores. Pelo contrário. Naquele período, o Brasil teve três treinadores: Wanderley Luxemburgo, Candinho e Emerson Leão. Somente após a chegada de Luis Felipe Scolari ao comando, que a equipe deu ‘liga’. Para celebrar este momento tão especial e marcante para milhares de brasileiros, o Aratu Online resolveu voltar ao passado e mostrar o que ocorria no Brasil e no mundo naquela ocasião.


1 LULA


Após três tentativas frustradas, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu eleger-se presidente com quase 53 milhões de votos, tornando-se o segundo presidente mais votado  do mundo, atrás apenas de Ronald Reagan na eleição estadunidense de 1984. A eleição presidencial brasileira de 2002 ocorreu em dois turnos. O primeiro aconteceu em 6 de outubro de 2002 e o segundo, no dia 27 do mesmo mês. Lula desbancava adversários como Roseana Sarney,  Ciro Gomes e José Serra, que  no segundo turno, não conseguiu desfazer a vantagem do petista.


Lula_posse_2003_632


2. REALITY SHOWS 


Na Tevê, a febre dos reality shows, que começou em 2002, foi consolidada com o lançamento do Big Brother Brasil da Rede Globo, programa de maior audiência da TV brasileira. Na ocasião, o carioca Kléber Bambam conquistou o público com seu jeito alegre e meio criança e após enfrentar 5 paredões, recordista daquela edição, acabou faturando o prêmio de 500 mil reais com 68% dos votos.


o-dancarino-de-axe-kleber-bambam-foi-o-primeiro-vencedor-do-big-brother-brasil-1357888674884_956x500


3. RUBENS BARRICHELO 


Em sua passagem de seis temporadas pela Ferrari, o paulista sempre viveu à sombra do alemão Michael Schumacher, o qual efetuou o maior domínio de um piloto na Fórmula 1. Em 2002, não foi diferente. Naquele ano, o alemão, que atualmente trava uma batalha com a morte, após sofrer um acidente enquanto esquiava, sagrava-se pentacampeão mundial com seis provas de antecedência. Já Rubens Barrichelo, contentava-se com seu primeiro título de vice-campeão mundial.


Nova Imagem (1)


4. COPA DO NORDESTE 


O Bahia era campeão da Copa do Nordeste em cima do arquirrival. Na ocasião, o Tricolor de Aço, então comandado pelo eterno ídolo Bobô, vencia a primeira partida por 3 a 1 na saudosa ‘Fonte Nova’ e empatava em 2 a 2, no jogo de volta no Barradão. Mais tarde, o Tricolor, que ainda estava na Série A terminava o certame nacional em 19º e o Vitória, em 10º. Naquele mesmo ano,  o Santos vencia o Corinthians por 3 a 2 e tornava-se campeão brasileiro. Surgia para o mundo os meninos da Vila Belmiro: Diego, Robinho, Ganso & Cia.


robgol_capa


5. CIDADE DE DEUS 


O filme do ano foi Cidade de Deus. Executando a fórmula “sucesso de público e crítica”, a produção de Katia Lung e Fernando Meirelles foi aclamada em Cannes e pela associação dos críticos de cinema dos Estados  Unidos. No Brasil, foi o filme mais visto desde a retomada do cinema nacional. Foram mais de 2 milhões de espectadores. O filme foi o candidato nacional a uma indicação ao Oscar 2003. Internacionalmente, O Senhor dos Anéis ? As Duas Torres estreava e bombava no cinema. O segundo filme da trilogia arrecadava US$ 42 milhões de dólares somente em seu primeiro dia de exibição. A película se tornou, na época, o segundo filme com maior bilheteria numa estreia da história do cinema. O campeão, até então, era A Ameaça Fantasma, primeiro capítulo da saga Guerra Nas Estrelas.


ciudad-de-dios1


6. CHICLETE COM BANANA E IVETE 


No carnaval de Salvador, só dava Ivete Sangalo e Bell Marques. Este último, por sinal, era eleito o melhor cantor e ainda no comando do Chiclete com Banana levava ao delírio milhares de foliões com a canção “Diga Que Valeu”. Ivete Sangalo não deixava por menos e bombava com seu hit “Festa”.



7. AMEAÇA TALIBà


A guerra norte-americana no Afeganistão terminou com a expulsão do regime talibã, mas a cruzada de George W. Bush contra o terrorismo deu sinais de que estava apenas no começo. Os Estados Unidos tentaram apoio dos principais líderes para dar sequência a guerra contra o terrorismo, com a deposição de Saddam Hussein no Iraque.


0,,15431417_1,00


8. TIM LOPES


Durante a realização de uma matéria sobre abuso de menores e tráfico de drogas em um baile funk promovido na Vila Cruzeiro, na Penha, Rio de Janeiro, o jornalista Tim Lopes, da Rede Globo, foi descoberto, sequestrado e morto por traficantes liderados por Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco. Tim foi visto pela última vez no dia 2 de junho. O crime chocou a população e foi encarado como um cerceamento a liberdade de imprensa. O jornalista foi levado para o topo da Favela da Grota, no Complexo do Alemão. Ele foi torturado e morto por traficantes.


memoria_TimLopes1


9. PAULO COELHO ASSUME CADEIRA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS 


O escritor Paulo Coelho foi eleito para ocupar a cadeira de número 21 na Academia Brasileira de Letras, que pertencia ao economista Roberto Campos, morto em outubro de 2001. Com 22 votos, o escritor derrotou o sociólogo Hélio Jaguaribe, que recebeu 15, e passou a ser o mais jovem integrante da Academia. A eleição do autor de Diário de um Mago gerou polêmica, já que muitos imortais eram contra sua entrada na academia por ele ser um escritor popular.


98990351_39_27460308_9472


10.  CASO VON RICHTOFEN 


Em novembro de 2002,  a polícia de São Paulo revelou os detalhes do crime que assombrou São Paulo uma semana antes: o assassinato do casal Manfred Albert von Richthofen, 49, engenheiro, e Marísia von Richthofen, 50, psiquiatra. O desfecho não poderia ser mais surpreendente e espantoso: o crime foi planejado pela própria filha do casal, a estudante Suzane Louise von Richthofen, de 19 anos. Ela foi detida depois que Cristian Daniel Cravinhos de Paula e Silva, 26, irmão de Daniel, 21, namorado de Suzane, confessou em depoimento à polícia de São Paulo a autoria dos assassinatos. Atualmente, Suzane segue presa.


suzane-irmao


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.