SURFE NO TRÂNSITO: Os 10 pontos do asfalto de Salvador que são, sem dúvida, a maior onda
SURFE NO TRÂNSITO: Os 10 pontos do asfalto de Salvador que são, sem dúvida, a maior onda
“Onda, onda, olha a onda. Onda, onda, olha a onda “. O refrão da música “Tesouro do Pirata”, lançada em 2002 pela banda carioca Tchakabum ilustra bem o novo desafio que motoristas estão encarando ao trafegar por algumas vias da capital baiana. Pois é… Não bastasse a necessidade de ter atenção redobrada agora há um novo drama pelas ruas de Salvador: as ondulações no asfalto.
A afirmação não é à toa. De carro, a reportagem do Aratu Online percorreu pouco mais de 50 quilômetros em vias soteropolitanas. Num primeiro momento, o trajeto foi de Ondina ao bairro de Itapuã. Depois, o caminho inverso, passando também por Brotas e pela movimentada Avenida ACM.
Eis, a surpresa! Nos dois percursos, foram constatados vários pontos diferentes com notáveis ondulações na pista. Destes todos, o Aratu Online escolheu 10 para montar um ranking.
Contactado pela reportagem, o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, tentou justificar os contratempos. “Essas ondulações são frutos de problemas de base e sub base da pavimentação. Ou seja, para um leigo entender: a base e sub base é estruturada abaixo do asfalto, que, por sua vez, funciona como uma capa e vem por cima. Se você observar, acontece principalmente próximo a pontos de ônibus, justamente por causa do peso desses veículos. Nesses locais, há esse problema. Estamos cientes disso”, ressaltou Fontona.
O discurso foi reiterado pelo professor de Geotécnica da Universidade Federal da Bahia, Luiz Edmundo Campos. “Observando as fotos, pode-se, num primeiro instante, associar essas ondulações à base, que é a camada abaixo do revestimento. Nada tem haver com a chuva. Trata-se de falta de capacidade de carga de pavimento”, disse.
O secretário ainda foi além. “Fazer tais obras agora ou, até mesmo, nas férias de julho… seria, a princípio, inviável. Por que? É justamente quando Salvador ‘encara’ o período de chuva. Uma dificuldade a mais para a obra”, ressaltou.
Pelo visto, resta agora esperar e cantarolar:
“Onda, onda, olha onda. Onda, onda, Olha onda….”
10 – PITUBA (Av. Octávio Mangabeira/sentido Costa Azul)
O motorista que trafega próximo a entrada do Parque Jardim dos Namorados precisa ficar atento. Na região, de forma ainda sútil já se formam pequenas ondulações.
9 – COSTA AZUL (sentido Jardim de Alah)
A região registrada fica próxima a um ponto de ônibus. O fluxo destes veículos por sinal é intenso. As deformações são notadas não apenas perto do passeio, mas, também, no centro da via.
8- AV.ACM (sentido Rio Vermelho)
Uma das principais vias de fluxo de carro da capital baiana também está no Top 10. As ondulações ficam numa área onde basicamente apenas os ônibus trafegam, na faixa da direita da avenida.
7 – AEROCLUBE (Av. Octávio Mangabeira/ sentido Itapuã)
O antigo shopping já foi desativado há dois anos. Ironicamente, o asfalto que servia como um dos acessos ao antigo estabelecimento parece acompanhar o mesmo destino: totalmente abandonado. O asfalto, inclusive, já subiu no passeio.
6 – AMARALINA (Sentido Pituba)
O visual é encantador. Praia, brisa, tranquilidade… se fosse só por isso, seria ótimo. Mas, não é. Na via, buracos e ondulações atormentam os motoristas que trafegam pela região.
5 – RIO VERMELHO (Rua Odilon Santos/Sentido Amaralina)
Além da rua estreita e do fluxo intenso de veículos nos horários de pico, quem passa pela rua Odilon Santos no Rio Vermelho precisa ter pulso firme no volante. Do lado direito da via, há boa quantidade de ondas.
4- BROTAS (Rua Odilon Dôrea/Sentido Igreja de Brotas)
Não bastasse a súbida de uma íngrime ladeira, o motorista que trafega pela rua Odilon Dôrea encara uma camada espessa de asfalto. Não à toa, o trânsito na região é lento.
3 – ITAPUÃ (Av.Octávio Mangabeira/sentido centro).
Poucos meses após ter sua nova orla inaugurada, o bairro sofre com as ondas asfálticas. O registro foi feito próximo a Vila Militar e a Parquia Militar Nossa Senhora de Loreto e Santo Espedito,
2- PIATÃ (Av.Octávio Mangabeira /sentido Itapuã)
A nova praça de Piatã ficou um verdadeiro mimo. Porém, a pista faz vergonha. Curiosamente, a região onde o asfalto apresenta várias irregularidades foi palco de um grave acidente, uma colisão entre dois ônibus na última terça-feira(3/5).
1 – Ondina (Avenida Ocêanica).
O top 10 se encerra em Ondina. O motorista que sai do bairro em direção a Barra, precisa ficar esperto e andar a 10 km/h. Não é exagero. Do lado direito da via, logo após a entrada da Avenida Adhemar de Barros e antes de um posto de gasolina, várias ‘marolas’ de respeito na rua.