?ESCRAVIÁRIOS??: Sem receber desde fevereiro, estagiários anunciam protesto em Lauro de Freitas; Prefeitura nega
?ESCRAVIÁRIOS??: Sem receber desde fevereiro, estagiários anunciam protesto em Lauro de Freitas; Prefeitura nega
As creches municipais de Lauro de Freitas não estão funcionando normalmente desde a última quarta-feira (27/4). O motivo, de acordo com os estagiários da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), é o fato de os profissionais estarem há três meses sem receber salários.
Além disso, eles denunciam que são ameaçados com a suspensão de contrato pela SEMED ? Secretaria Municipal de Educação, se cobrarem o pagamento. Desde a última segunda-feira (2/5), eles retomaram as atividades de forma parcial, fato que atrapalha a normalidade dos trabalhos.
Nesta quinta-feira (5/5), o grupo promete fazer um protesto em frente à Câmara Municipal de Lauro de Freitas, para cobrar a regularização desta situação.
Segundo os líderes do movimento, Lauro de Freitas tem, ao todo, 16 creches municipais que atendem em média 1700 crianças que estão sendo prejudicadas.
O Aratu Online entrou em contato com a assessoria da SEMED, que afirmou já ter regularizado os pagamentos. Segundo o órgão, a verba não estava sendo repassada ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL), responsável pela contratação e pagamento dos funcionários, porque a instituição tinha pendências burocráticas a serem resolvidas com a prefeitura.
Ainda de acordo com a assessoria da SEMED, o pagamento não é feito diretamente pela prefeitura, pois esta fecha o contrato com o IEL. Como o acordo em vigência teve início no dia 15 de fevereiro, a prefeitura de Lauro afirma que a pendência é referente a um mês e meio, uma vez que o pagamento do salário de abril, cuja verba já teria sido liberada, ainda não venceu legalmente.