Geral

ALERTA LIGADO: Por conta das chuvas, cidade já tem 25 pontos de emergência, segundo Codesal

ALERTA LIGADO: Por conta das chuvas, cidade já tem 25 pontos de emergência, segundo Codesal

Por Diorgenes Xavier

ALERTA LIGADO: Por conta das chuvas, cidade já tem 25 pontos de emergência, segundo CodesalAndré Uzeda

É grande a preocupação da população de Salvador, em virtude das chuvas que caem sobre a capital baiana nesses últimos três dias. A cidade já deu provas de que sua infraestrutura é deficiente no enfrentamento da situação e os moradores das áreas de risco começam a viver angustiados, temendo pela ocorrência de tragédias como as do ano passado, quando 21 pessoas acabaram morrendo.


Nesta quarta-feira (4/5), até as 9h26, a Defesa Civil (Codesal) tinha recebido 25 solicitações de emergência. Foram quatro alagamentos de imóvel, três ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, três ameaças de deslizamento de terra, um desabamento parcial, 12 deslizamentos de terra e uma infiltração. Não há registro de feridos. A Defesa Civil permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.


A prefeitura realizou algumas obras, principalmente de contenção de encostas, nos últimos 12 meses, mas as providências tomadas estão longe de satisfazer a demanda da cidade. Nestes dias de chuvas intensas, providências emergenciais estão sendo adotadas pela CodesalALE e o órgão garante que está monitorando toda a capital baiana, principalmente as áreas de risco.


A população, no entanto, não se sente protegida. Moradores do Barro Branco, localidade onde várias pessoas morreram no ano passado, vivem momentos de tensão. Ontem (3/5), a escada de uma residência desabou e comprometeu a estrutura da casa. O medo é grande, porque situações como essa não têm hora para acontecer e dessa forma, as tragédias são difíceis de evitar.


LEIA TAMBÉM: TRAGÉDIA RECORRENTE: Tubulação da Embasa rompe e provoca risco de deslizamento de terra no Barro Branco


O diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho, ressaltou, contudo, que a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, através da central 199, ao perceber qualquer anormalidade que possa provocar acidentes. ?Nossos profissionais são capacitados para analisar as situações de risco. Nosso objetivo principal é preservar a vida dos cidadãos, por isso é imprescindível que as orientações sejam seguidas?, disse Silveira.


Ainda de acordo com a Codesal, o órgão já realizou simulados nas localidades de Pedro Ferrão e Bom Juá e ainda para este mês vai realizar mais um simulado em Mamede no Subúrbio Ferroviário. O objetivo da iniciativa é ensinar à população como agir para evitar e minimizar os estragos feitos pela chuva.


A Defesa Civil informou, também, que está instalando a Estação Total Robotizada (ETR) que possibilita constatar qualquer movimento de massa e o Sistema de Alerta e Alarme, que tem como finalidade alertar a população sobre os possíveis perigos por conta da chuva.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.