Manifestação pró-Dilma reúne mais de 10 mil pessoas no Campo Grande, segundo PM
Manifestação pró-Dilma reúne mais de 10 mil pessoas no Campo Grande, segundo PM
Brasileiros e baianos vestidos de vermelho e branco foram às ruas protestar a favor da democracia e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A concentração acontece na Praça do Campo Grande, onde os manifestantes vão caminhar até o Campo da Pólvora, em Nazaré.
A ação foi organizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sindicatos e movimentos sociais. Segundo estimativas do 18º Batalhão Polícia Militar (PM), cerca de 12 mil pessoas participam da manifestação.
O dia 31 de março não foi o escolhido à toa. Foi nesta data, no ano de 1964, que se instaurou no Brasil 21 anos de Ditadura Militar. Além da “defesa da democracia”, os movimentos prometem levar outros dois eixos de reivindicação às ruas. Um é contra o ajuste fiscal e outro focado apenas em críticas à reforma previdenciária.
De acordo com a repórter Karina Araújo, da TV Aratu, a caminhada segue animada e em clima de paz. Segundo a Central de Polícia (Cental), até o momento não há nenhum registro de ocorrência de confusão e violência.
Por conta do ato, a Transalvador informou que o trânsito está lento no Largo do Campo Grande sentido Piedade.
Ao som de percussões e até de um microtrio, os manifestantes entoam palavras de ordem como “Não vai ter golpe”. Veja reação do grupo no vídeo abaixo:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou as redes sociais para convocar a população para o protesto. Ele deve estar presente no ato de Brasília, onde os manifestantes ficarão nos arredores do Estádio Mané Garrincha.
Em Brasília, a concentração começou às 14h, no estacionamento do estádio Mané Garrincha e, às 17h, os manifestantes se deslocaram até o Congresso Nacional. A expectativa dos organizadores é que o ato em Brasília reúna cerca de 100 mil pessoas e as principais lideranças.
Em São Paulo, a manifestação ocorre na Praça da Sé, centro da cidade, desde às 16h. Durante o dia, contudo, estão programadas também atividades culturais.
A expectativa é que a mobilização de desta quinta-feira (31/3) atinja pelo menos 60 cidades no país, incluindo 25 capitais. A previsão é de manifestações também no exterior, incluindo cidades como Nova York, Londres, Lisboa e Buenos Aires.
SITE
Para reforçar o movimento de pressão positiva sobre os parlamentares para que votem contra o que os petistas chamam de ‘golpismo’, o Partido dos Trabalhadores lançou recentemente uma ferramenta de convencimento dos parlamentares pela população através do Site Não Vai Ter Gole.
Através deste site, a população consegue enviar e-mails em massa para os deputados e encontrar argumentos, notícias e vídeos, além de sugestões diárias de deputados e senadores que o cidadão pode ajudar a convencer.
Tem ainda o link direto para todas as redes sociais do deputado, para o internauta deixar uma mensagem personalizada.
*Atualizado às 18h25.