IRONIA: Jornal alemão diz que política brasileira é melhor que ‘House of Cards’
IRONIA: Jornal alemão diz que política brasileira é melhor que ‘House of Cards’
O jornal alemão Die Zeit publicou uma reportagem, esta semana, comparando a atual crise política do Brasil com as intrigas da série americana House of Cards. Produzida e exibida por um canal pago de streaming, a série de drama protagonizada pelo ator Kevin Spacey conta a trajetória do ambicioso e inescrupuloso Francis Underwood, que decide usar seu conhecimento sobre os bastidores da política para conquistar o mais alto cargo da nação: a presidência dos EUA.
O correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Thomas Fischermann, escreveu que as pessoas que ainda se interessam pela série americana ?não devem acompanhar as notícias da política brasileira?.
?Há um promotor que quer meter na cadeia um ex-presidente, cuja metade de sua equipe já está atrás das grades. Um presidente parlamentar que teria colocado milhões em propinas em contas na Suíça, mas que, mesmo assim, continua no cargo e, com acusações de corrupção, quer afastar outros políticos do poder. E há protestos nas ruas, nos quais pessoas pedem o retorno da ditadura militar. Elas dizem: num sistema político falido como esse, qual a diferença?? relata a reportagem.
Fischermann lembra que, recentemente, a revista americana Americas Quarterly comparou a crise política brasileira com a série e disparou ?a política brasileira é bem mais interessante?.
CARTA DO ?PRESIDENTE?
No início deste mês o personagem de Kevin Spacey mandou uma carta aos fãs brasileiros comentando com ironia a situação política do país. No escrito, o já presidente Francis Underwood argumentou que a popularidade de um líder não depende somente de suas ações, mas de como cada um as interpreta.
O personagem também fez uma referência à carta enviada pelo vice-presidente brasileiro Michel Temer à presidência da República ao começar com o bordão ?Verba volant, scripta manent (palavras ditas voam, as escritas permanecem)?, ironizado pelo substituto de Dilma Rousseff.
Essa ação fez parte do plano de divulgação da série que chegou à sua 4ª temporada no último dia 04.
Confira a carta: