EDUCAÇÃO: PF prende três em Medeiros Neto por fraudes em verbas do setor
EDUCAÇÃO: PF prende três em Medeiros Neto por fraudes em verbas do setor
A população da cidade de Medeiros Neto (a cerca de 870 quilômetros de Salvador) vive um dia atípico nesta terça-feira (8/3). Isto porque, viaturas da Polícia Federal estacionaram, logo cedo, em frente aos prédios da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e até da casa de secretários municipais. Lá, agentes recolheram documentos e computadores.
A operação apura aplicação de fraudes em verbas públicas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ligado ao Ministério da Educação.
De acordo com o delegado-chefe responsável pela operação, Pancho Rivas, até agora, três pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça, além de quatro conduções coercitivas, e nove mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam, segundo o delegado, que servidores municipais pediam ressarcimento de gratificações da educação incluídas no contracheque de profissionais do setor. Os nomes das pessoas presas e alvos de conduções coercitivas não foram divulgados. De acordo com a PF, as fraudes ocorreram entre os anos de 2013 e 2015.