Em segundo episódio de série especial, Aratu Notícias mostra benefícios e locais de tratamento para criança com microcefalia
Em segundo episódio de série especial, Aratu Notícias mostra benefícios e locais de tratamento para criança com microcefalia
O segundo episódio da série sobre microcefalia, iniciado na última segunda-feira pelo Aratu Notícias, mostra quais os benefícios que crianças tratadas podem ter. São melhoras na fala, na coordenação motora e audição.
Os números continuam crescendo e preocupando a população. No último boletim divulgado nesta terça-feira (23/2), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) mostra a evolução da doença, desde o relatório divulgado há 6 dias. De outubro do ano anterior até 20 de fevereiro de 2016, foram notificados 775 casos de microcefalia com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros na Bahia.
Para quem busca atendimento para crianças com microcefalia em Salvador existem alguns locais apropriados para o tratamento. Veja quais:
No Hospital Sarah para agendar o atendimento é preciso fazer antes um cadastro no site (www.sarah.br). No site tem uma aba com cadastro de atendimento/ solicitação de consulta. Após a realização do cadastro, a rede Sarah entra em contato com o paciente.
Outro local é a ONG – Núcleo de Atendimento a Criança com Paralisia Cerebral (NACPC). Lá é preciso levar documentos, exames, relatórios. Não precisa de agendamento. Funciona de manhã e de tarde (de segunda à sexta). O endereço é Rua do Corte Grande, nº 160, Alto de Ondina. O e-mail é nacpc@terra.com.br. E o telefone: 3611-2902
Já as Obras Sociais Irmã Dulce contam com o Ambulatório de Neuropediatria. Nesse serviço da OSID, os bebês passam por avaliação neurológica, avaliação ambulatorial (incluindo investigação sobre a relação da doença com o Zika Vírus) e exames de neuroimagem. O atendimento no Ambulatório de Neuropediatria para os casos de microcefalia acontece sempre às quartas-feiras, a partir das 14h. Para marcar consulta, é necessário se dirigir ao local também às quartas-feiras, das 14h às 17h, com os seguintes documentos: certidão de nascimento e cartão do SUS da criança, além de comprovante de residência. Telefone para informações: 3310-1268.
– O Ambulatório de Neuropediatria e o Centro Especializado em Reabilitação estão situados na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Avenida Bonfim, Largo de Roma). Ambos os serviços são totalmente gratuitos.