Balas perdidas na Mata Escura reforçam Salvador como uma das cidades mais violentas do mundo; SSP refuta pesquisa de ONG
Balas perdidas na Mata Escura reforçam Salvador como uma das cidades mais violentas do mundo; SSP refuta pesquisa de ONG
Cinco pessoas foram baleadas na noite desta terça-feira (26/1), entre elas um adolescente e uma idosa, no bairro da Mata Escura, em Salvador. Segundo informações da Central de Polícias, o crime aconteceu na Rua Direta e foi cometido por quatro homens que, por volta das 20h, passaram a bordo de duas motos atirando no local.
As vítimas são: Henrique Santos da Silva, de 25 anos, baleado nas costas; Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, 25 anos, ferido na região da coluna; Ana Paula Ribeiro dos Santos, 38 anos, atingida nas duas pernas; o filho dela, identificado como J.P.S. de J.P, 15 anos, baleado na perna direita; além de Cleide André Santos, 69 anos, também ferida na perna direita.
Todos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Roberto Santos, mas ainda não há detalhes sobre os estados de saúde. Informações iniciais dão conta de que os criminosos, não identificados, teriam atirado a ermo. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
MAIS VIOLÊNCIA
Ainda de acordo com a Centel, na madrugada desta quarta-feira (27/1), por volta das 3h, um homem de 27 anos foi executado no bairro da Liberdade, na capital baiana. Denílson Souza Trindade foi surpreendido por cerca de 20 homens que invadiram a casa de sua mãe, na 2ª Travessa Alvarenga Peixoto, que fica atrás do Abrigo do Povo, onde aconteceu o assassinato.
O corpo de Denílson foi encontrado na cozinha, ao lado do fogão. Na ação, um sobrinho da vítima foi atingido de raspão na perna. Ele foi socorrido, sendo encaminhado para o Hospital Ernesto Simões Filho, no bairro do Pau Miúdo e passa bem. O crime deve ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
SALVADOR e RMS ENTRE AS MAIS VIOLENTAS DO MUNDO
Em um ranking que aponta as 50 cidades mais violentas do mundo, no ano de 2015, a Grande Salvador aparece na 14ª posição da lista. Ao todo, 21 cidades brasileiras foram listadas no grupo. A pesquisa divulgada na última segunda-feira (25/1) foi conduzida pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal.
No primeiro lugar do ranking, que analisa cidades com mais de 300 mil habitantes está a capital venezuelana Caracas, com índice de 119,87 homicídios por cada 100 mil pessoas. Fortaleza, capital do Ceará, é a primeira brasileira da lista, ocupando a 12ª posição com 60,77 homicídios, um pouco a mais que Natal-RN (60,66) e a capital baiana (60,63).
A situação reforça os números que o Aratu Online tem apresentado em matérias publicadas neste início de ano. Até o momento, a média de homicídios ocorridos em Salvador e Região Metropolitana é alta, em torno de seis por dia, e está se mantendo inalterada, comparada ao primeiro mês do ano passado.
SSP CONTESTA
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia disse que que desconhece a ONG mexicana e que não enviou dados ao grupo estrangeiro. Indicou ainda que há erros metodológicos na pesquisa pelo fato de ter juntado números de Salvador e Região Metropolitana.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia informa que desconhece a Ong mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Publica e Justicia Penal e seus critérios e metodologias para o estabelecimento de um ranking com as cidades mais violentas do mundo. Esclarece que, em nenhum momento, foi consultada por esta organização, nem encaminhou dados criminais do estado para ela. Estranha o fato de ter sido feita uma análise estatística colocando Salvador e Região Metropolitana juntas, o que evidencia um erro grosseiro na elaboração do ranking. Por fim, a SSP explica que os números de 2015 estão sendo tabulados, apresentando reduções da criminalidade na Bahia, Salvador e RMS, atestando o trabalho preventivo, repressivo e investigativo das forças de segurança estaduais.