Abertas inscrições para oficina de encadernação tradicional em Salvador
Abertas inscrições para oficina de encadernação tradicional em Salvador
Interessados em uma oficina de Encadernação Tradicional: um ofício medieval, já podem fazer suas inscrições. O curso será realizado a partir do dia 26 de janeiro no Museu Tempostal, no Pelourinho. Segundo os organizadores, o objetivo é ensinar técnicas milenares da arte da encadernação e proteção de obras literárias.
Sob coordenação de três professores especialistas: Vanilda Mazzoni, Alícia Duhá e João Encaciel Pacheco, a oficina é gratuita e será dirigida para 15 interessados.
A oficina se desenvolverá uma vez por semana (sempre às terças-feiras, das 14h às 16h40), abrangendo, no total, 80 horas de curso, com aulas até o mês de junho de 2016. A formação inclui métodos de encadernação em couro, pergaminho e revestimentos modernos. Além disso, os 15 selecionados para o curso conhecerão a história do livro, da encadernação, dos impressores e receberão aulas práticas sobre a arte milenar de proteção ao livro.
Uma das principais justificativas do curso está na necessidade que a cidade do Salvador tem de profissionais especializados em encadernação tradicional devido aos inúmeros espaços históricos que guardam em seu interior obras de referência que necessitam ser encadernadas ou reencadernadas após restauração.