Geral

Greve de médicos reguladores só será suspensa após pagamento de abono, diz sindicato

Greve de médicos reguladores só será suspensa após pagamento de abono, diz sindicato

Por Da Redação

Greve de médicos reguladores só será suspensa após pagamento de abono, diz sindicatoilustrativa/arquivo/Agência Brasil

Os médicos que trabalham na Central de Regulação da Bahia entraram em greve a partir desta quinta-feira (14/01). Segundo o sindicato da categoria (Sindimed), 30% do efetivo está trabalhando, como determina a lei nestes casos. Os profissionais querem melhorias nas condições de trabalho e o retorno do pagamento do adicional de insalubridade, cortado, segundo eles, desde novembro.


A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) diz que está negociando com os manifestantes e diz que o abono foi cortado depois de uma determinação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os médicos querem também uma reavaliação imediata dos processos de trabalho. Segundo a categoria, há distorções e falhas na estrutura da Central de Regulação.


O Sindimed diz que já se reuniu com o superintendente de Regulação da Sesab, José Saturnino Rodrigues. No dia 13, participaram do encontro os representantes dos setores de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (Saeb) e de Saúde (Sesab). Na oportunidade, Rodrigues disse que já estão sendo providenciadas melhorias na estrutura física da Central.


O superintendente disse ainda que é favorável à formação de uma comissão dos reguladores para discutir os aspectos da insalubridade com uma junta médica da Sesab. Levantou também a possibilidade de os reguladores voltarem a realizar parte das atividades nas unidades hospitalares, como já foi feito no passado. Ele ficou de apresentar formalmente uma proposta até sexta-feira.


O Sindimed diz que qualquer a greve só será suspensa caso o adicional de insalubridade retorne imediatamente aos contracheques, retroativo a novembro.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.