Campanha Dezembro Laranja alerta para prevenção ao câncer da Pele
Campanha Dezembro Laranja alerta para prevenção ao câncer da Pele
O próximo verão promete ser o mais quente, atingindo altas temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC, Salvador ferve literalmente na estação do sol e os cuidados com a pele começam a surgir, para alertar a população sobre o câncer da pele a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou a campanha Dezembro Laranja nas redes sociais conscientizando as pessoas sobre prevenção e sintomas da enfermidade.
No Brasil o câncer da pele é o mais comum, representando 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes Silva (INCA). Em 2016 o número de registros deve subir para cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não-melanoma e 5 mil novos casos de melanoma, o mais agressivo.
Para a dermatologista Juliana Dumet, a prevenção é a melhor forma de evitar a doença. ?O sol é muito forte aqui no Nordeste e no Verão a tendência é piorar, a incidência de raios ultravioleta é fortíssima e a recomendação é se proteger evitando o sol em horários de pico entre 10h e 15h e usar protetor solar, mas existem outras maneiras que não apenas químicas, como físicas. O uso de camisa, chapéu, óculos, beber bastante água e quando em locais de exposição utilizar sombreiro e barracas de praia é fundamental?.
Mais informações sobre o câncer da pele, sintomas, prevenção e tratamentos podem ser encontrados no site da campanha Dezembro Laranja, na página também é possível fazer um cálculo para detectar o risco para câncer da pele http://www.controleosol.com.br/calculadora/.
Aproveitando a campanha, a Secretaria da Saúde (SMS) está distribuindo gratuitamente protetor solar fator 60 para a população albina da cidade, com o objetivo de diminuir a incidência da doença. O projeto foi implementado em 2006 e já distribuiu 17.611 fracos durante a existência da ação. Além desta prática direcionada para um público segmentado, a SMS direciona os pacientes quando apresentam sintomas para postos da rede pública que realizam atendimento específico.
Cadastramentos devem ser realizados na sede da SMS, na Rua da Grécia, número 3, Comércio, apresentar original e cópia do relatório médico, receita, identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS. O produto é disponibilizado durante todo o ano, no quantitativo mensal de oito protetores para adultos e quatro para crianças. O benefício é disponibilizado na Unidade Básica de Saúde Carlos Gomes, localizado na Rua Carlos Gomes, 270 (próximo ao Clube de Engenharia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Exposição ao sol – O câncer de pele surge em regiões do corpo que ficam mais expostas, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Pode se desenvolver também nas áreas não expostas, ainda que mais raramente. Em alguns casos, além da exposição ao sol, há outros fatores que desencadeiam o surgimento da doença.
Diagnóstico – Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer de pele, mas é imprescindível estar sempre atento aos seguintes sintomas:
– Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
– Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
– Uma mancha ou ferida que não cicatriza que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Apesar da possível letalidade existe cura e várias possibilidades de tratamento para o tumor, seja ele não melanoma, considerado menos grave ou melanoma, menos comum e mais perigoso.