Feira de Santana: Prefeitura assina contrato emergencial com novas empresas de ônibus
Feira de Santana: Prefeitura assina contrato emergencial com novas empresas de ônibus
O prefeito José Ronaldo de Carvalho assinou no final da manhã desta segunda-feira (24) o contrato emergencial com as empresas Rosa e São João para operação do transporte coletivo urbano em Feira de Santana, localizada a 109 km de Salvador. O ato, acompanhado pela imprensa, aconteceu no Salão de Licitações da Secretaria Municipal de Administração.Para garantir a normalização do serviço, os novos veículos entram em operação até quarta-feira (26).
O serviço emergencial foi solicitado em razão das empresas 18 de Setembro e Princesinha recolherem seus ônibus após o resultado da licitação no setor, vencida pela Rosa e Auto Viacão São João. As novas responsáveis pelo transporte urbano na cidade vão operar em caráter emergencial pelo prazo máximo de seis meses, tempo suficiente para que possam montar a estrutura exigida em edital, que determina a aquisição de 270 ônibus zero quilômetro.
Os primeiros ônibus que vão prestar serviço emergencial já estão na cidade. O prefeito explicou que o contrato emergencial, previsto para seis meses, pode ser concluído em um período ainda menor. “Se as empresas conseguirem, antes desse prazo, cumprir o que está previsto no contrato, que é disponibilizar duzentos e setenta ônibus zero quilômetro para a frota, encerraremos o contrato emergencial antes do previsto”.
Padronizados com plotagem específica, os novos ônibus são equipados com elevador para acessibilidade de cadeirantes e passaram por revisão elétrica, mecânica e hidráulica. Além disso, as portas para acesso dos passageiros é na lateral direita, que segue o sistema do município. estarão
Para amenizar o problema da falta de coletivos na cidade, ocorrida desde o dia 16, a prefeitura disponibilizou ônibus alimentadores e carros particulares. Além disso, as vans alimentadoras do Sistema Integrado de Transporte (SIT) começaram a circular pelos bairros e centro de Feira de Santana cobrando passagens temporariamente.