ANTT estabelece metodologia para definir custo com frete
ANTT estabelece metodologia para definir custo com frete
Resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicada hoje (21) no Diário Oficial da União estabelece como será a metodologia e os parâmetros para o cálculo dos gastos com frete, para a prestação terceirizada de serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas.
ANTT publica resolução com metodologia para calcular custo com frete Antônio Cruz/ABr
Segundo a ANTT, a metodologia apresentada ?não se aplica à obtenção do valor final do frete, uma vez que não considera a margem de lucro em seus cálculos?, e que representa apenas ?parâmetros de referência? para o cálculo dos custos com frete.
Para calcular os valores, a resolução apresenta o chamado ?custo-peso?, que abrange tanto custos fixos como variáveis. Entre eles, gastos com reposição do veículo e de equipamentos, remuneração mensal do capital empenhado no veículo, mão de obra do motorista, tributos, risco de acidentes e roubo, além dos gastos decorrentes do tempo parado de carga e descarga do veículo, de deslocamento. Segundo a resolução, os parâmetros apresentados como referência para os custos de frete terão vigência de 12 meses.