Em greve há 18 dias, servidores da saúde protestam na Vasco da Gama
Em greve há 18 dias, servidores da saúde protestam na Vasco da Gama
Um grupo de servidores da saúde do estado realiza uma manifestação na Avenida Vasco da Gama, na altura do Hospital Geral do Estado (HGE) no final da manhâ desta segunda-feira (03). De acordo com a Transalvador, cerca de 150 pessoas participam do ato que faz parte do movimento da categoria, em greve há 18 dias.
O órgão de trânsito informou que, inicialmente, os manifestantes ocupavam uma faixa da Avenida Vasco da Gama, mas o grupo já seguiu para uma área próximo ao hospital que não interfere no trânsito na região.
Mesmo sendo considerada ilegal pela Justiça, os servidores protestam contra descumprimento da data base e apresentação de proposta insatisfatória para reajuste salarial do funcionalismo público estadual. Porém, o atendimento em todas as unidades de pronto-atendimento, emergência, hospitais e centros de referência da capital e do interior está normal.
Os servidores rejeitaram a proposta apresentada pelo governo de reajuste de 3,5% retroativos a março e 2,91% em dezembro. As categorias continuam mobilizadas e mantêm a reivindicação pelo reajuste linear, em índice que observe a inflação do ano de 2014, de 6,41% (IPCA-IBGE) e a continuação das negociações nas Mesas Setoriais para reposição das perdas e avanços nos Planos de Carreiras.
Os trabalhadores recusaram também o corte de insalubridade ou qualquer parcela da remuneração, como vem sendo planejado pelo governo. Os trabalhadores pedem também o aumento do valor do ticket alimentação que não é reajustado há mais de seis anos.
No último dia 24, o Governo da Bahia afirmou que os dias não trabalhados dos servidores que aderiram ao movimento grevista do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde) serão descontados. Segundo a gestão estadual, a medida entra em vigor na folha salarial deste mês, tendo o dia 19 de julho como início dos descontos.