Governo diz que vai descontar salários dos servidores da saúde que estão em greve
Governo diz que vai descontar salários dos servidores da saúde que estão em greve
O Governo da Bahia afirmou na noite desta sexta-feira (24), que vai descontar os dias não trabalhados dos servidores que aderiram ao movimento grevista do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde). Segundo a gestão estadual, a medida entra em vigor na folha salarial deste mês, tendo o dia 19 de julho como início dos descontos.
Os servidores da saúde estão paralisados desde o último 09 de julho. Eles protestam pela ?precariedade das condições de trabalho e da forma autoritária com que o governo vem tratando as questões da saúde?. Porém, o atendimento em todas as unidades de pronto-atendimento, emergência, hospitais e centros de referência da capital e do interior está normal.
O desconto dos dias trabalhados será feito após o Tribunal de Justiça da Bahia conceder, no último domingo (19), liminar considerando ilegal o movimento, com multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento e retorno imediato de todos os servidores grevistas aos postos de trabalho, o que não aconteceu.
O Tribunal entendeu que não era válido o principal argumento do sindicato para a deflagração da greve. Segundo o governo, cerca de 1,5 mil servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebiam em desconformidade com os critérios estabelecidos na legislação.