Segunda etapa de requalificação da orla da Barra segue em ritmo acelerado
Segunda etapa de requalificação da orla da Barra segue em ritmo acelerado
A requalificação do segundo trecho da orla da Barra segue em ritmo acelerado desde o início da instalação do canteiro de obras, há uma semana. As intervenções compreendem cerca de 1 km de extensão entre o Barra Center e o Clube Espanhol, e estão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), a partir de projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) com o apoio do Escritório Prado Valadares. Esta etapa da revitalização está orçada em R$ 7,3 milhões faz parte da série de reformas realizadas pela Prefeitura em toda a orla da capital.
Dentre os procedimentos básicos da requalificação já iniciados estão a abertura de pistas e valas técnicas no trecho destacado, além dos preparativos para construção da nova alvenaria e drenagem. Nesta segunda-feira (6), por exemplo, as fiações da rede elétrica e de telecomunicações começam a ser relocadas para os espaços subterrâneos.
De acordo com o secretário da Sindec, Paulo Fontana, dentre as intervenções programadas está a ampliação do piso compartilhado até a Rua Airosa Galvão. Além disso, do lado direito da Avenida Oceânica, no sentido Farol, o passeio será totalmente reconstruído. Haverá ainda mudanças na calçada, que será alargada do lado esquerdo e passará a ter 4,5 metros de diâmetro, conforme ocorrido na primeira etapa de obras no local. Estão previstas ainda maior definição dos espaços entre rodoviários e pedestres, recuperação da drenagem, aterramento das redes de telecomunicações e elétrica e implantação de mobiliário urbano e itens de acessibilidade.
“A principal intenção com este trabalho é fazer com que a orla marítima de toda a Salvador volte a ser reconhecida como uma das mais belas, senão a primeira entre todas do país – quer seja por sua beleza natural, quer pelo cuidado da gestão municipal”, assegura Fontana. Ainda de acordo com o secretário, a segunda parte dessa nova etapa, que envolve a requalificação do trecho entre a Praça Orungan até a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, deve ser iniciada assim que a primeira fase estiver concluída.