Geral

Universidade promove 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Universidade promove 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Por Da Redação

O cinema tem sido um grande aliado na ampliação do debate em relação a temas que envolvem os Direitos Humanos. Para fomentar a reflexão sobre assuntos como direito das pessoas com deficiência, enfrentamento à homofobia, crianças e adolescentes, entre outros, a Unifacs abre as portas ao público para a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que faz parte do projeto ?Democratizando?, do Governo Federal.


O evento é voltado para a exibição de obras produzidas em países do Hemisfério Sul. Em Salvador, as seis obras – entre curtas, médias e longas metragens -, serão apresentadas exclusivamente no prédio da Unifacs na Paralela, no auditório do Centro de Simulação. A entrada é franca. Os filmes serão exibidos nos dias 6, 12, 13 e 19 de março, sempre das 10h às 13h.


No dia 6, será exibido o curta ?Sophia?, do diretor Kennel Rógis, e, logo depois, o longa ?A Vizinhança do Tigre?, de Affonso Uchoa. O documentário ?Pelas Janelas?, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos será apresentado dia 12, junto com o filme ?Rio Cigano?, de Júlia Zakia. No dia 13, é a vez do filme-documentário ?Cabra Marcado para Morrer?, do cineasta Eduardo Coutinho, que foi considerado um dos mais importantes documentaristas do Brasil.


Para o dia 19, último dia da Mostra, o público poderá assistir ao longa ?Que Bom Ver Viva?, de Lúcia Murat, e estrelado por Irene Ravache. Após a exibição dos filmes, a coordenadora do evento, Vanessa Brasil, irá mediar uma mesa redonda, que contará com a participação de professores e pesquisadores para debater a relação do cinema com os Direitos Humanos. Outros filmes também estão sendo apresentados em diversas cidades do país até 31 de março.


Para Vanessa Brasil, que também é professora doutora da Unifacs, ?é um orgulho ser responsável por um conjunto de obras desta importância social e política. Sinto-me honrada com a escolha. Penso que a Universidade, como espaço de pensamento e reflexão, não poderia ficar de fora de uma exibição importante como esta. É o momento de alunos, professores, pesquisadores e cidadãos em geral refletirem e debaterem esta questão?, destacou a professora que, além de ser pesquisadora do programa de Pós-graduação em Administração e escritora de cinema, também promove palestras e análises fílmicas.


Filmes

Sophia – o filme aborda o relacionamento de uma mãe que tem uma filha deficiente auditiva, e que busca entender o mundo sem sons de sua filha.

A Vizinhança do Tigre ? a obra acompanha a vida de jovens moradores do Bairro Nacional, em Contagem (MG), e suas relações com o bairro, o trabalho e a violência.


Pelas Janelas ? documentário que trata da relação cinema e educação a partir da experiência de quatro estudantes de cinema no acompanhamento das atividades do projeto Inventar com a Diferença ? Cinema e Direitos Humanos.


Rio Cigano ? o filme é resultado de uma pesquisa de campo de dez anos, sobre famílias de ciganos espalhadas pelo Brasil, com foco em como a cultura cigana se vê representada.


Cabra Marcado para Morrer ? o filme-documentário começou a ser filmado em 1964, durante a ditadura militar. Devido às represálias, só pode ser concluído 20 anos depois. Além de um retrato da repressão e das questões agrárias, o longa é também uma reflexão sobre o fazer cinema.


Que Bom te Ver Viva – a obra que aborda a temática da ditadura no Brasil, mostra a história de nove mulheres, todas ex-presas políticas e torturadas, como sujeitos históricos e políticos, fundamental na luta pelos seus direitos.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.