Quadrilha envolvida em duplo homicídio em Itinga é apresentada pela polícia
Quadrilha envolvida em duplo homicídio em Itinga é apresentada pela polícia
Cinco integrantes de uma quadrilha de traficantes presos no Alto de Ondina na última sexta-feira (20) foram apresentados na manhã desta segunda-feira (24), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a assessoria da Polícia Civil, pelo menos três deles estão envolvidos no duplo homicídio ocorrido na noite de quinta-feira (19), em Itinga.
Os policiais do Grupo de Apreensão e Captura (Grac) e do Núcleo de Inteligência (NI) prenderam Artur Arlindo Barbosa Pacheco, o ?Arturzinho?, de 23 anos, Jarderson dos Santos Carvalho, o ?Jáu?, 24, Mateus Andrade Ribeiro, 18, Nicolas de Jesus Andrade, o ?Boreo?, e Anderson Oliveira dos Santos, ambos com 19 anos, quando procuravam o autor do homicídio do adolescente de 16 anos, Robert de Brito Café, morto a tiros, na madrugada de terça-feira (17), na Rua Helvécio Carneiro Ribeiro, em Ondina.
Integrante da quadrilha de ?Arturzinho?, o autor do crime, conhecido como ?Fantasmão?, apresentou-se, na sexta-feira (20), na sede do DHPP, acompanhado da mãe e de um advogado. Depois de constatado que se tratava de um adolescente, o criminoso foi encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).
De acordo com o delegado Marcelo Sansão, titular da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), ?Arturzinho?, ?Jáu? e Nicolas foram os autores do duplo homicídio que vitimou Gilmar da Silva Assunção e Sandro dos Santos Marques. As investigações apontam que o alvo dos criminosos era o traficante conhecido por ?Novato?. A ordem para matar ?Novato? teria vindo do presídio e o crime foi motivado pela disputa por pontos de vendas de drogas. As vítimas moravam na localidade do Caji, que rivaliza com o bando.
Uma submetralhadora 9 mm, cinco revólveres calibre 38, munições foram encontrados com o grupo. Além disso, 46 porções de maconha, 37 embalagens de cocaína, uma pedra de crack, duas mil ampolas para acondicionar droga, uma balança de precisão, munições de calibres 9 mm e 38, uma faca, R$ 820, em espécie, e um carro, modelo Ford Ranger, usado pelos traficantes no duplo homicídio, foram aprendidos em uma residência, na Rua do Corte, naquele bairro, utilizada pelo bando para armazenar, estocar e embalar drogas. O material já foi encaminhado à perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
OUTROS CRIMES
Segundo o delegado, Vanildo dos Santos Teixeira, Felipe Rodrigues Almeida e um homem de prenome William, assassinados em fevereiro, em Lauro de Freitas, também foram vítimas dos criminosos. O líder ?Arturzinho? está envolvido no latrocínio do médico Marcos Spínola Ramos, de Juazeiro, ocorrido em fevereiro de 2013, em Ondina, durante o Carnaval.
A quadrilha, que atua no Alto de Ondina, Federação, Itinga e na localidade do Buraco da Gia, em Brotas, seguiu para a Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Todos os criminosos foram autuados por tráfico e associação ao tráfico de drogas, pelo DHPP, e ?Arthurzinho?, ?Jáu?, ambos com diversas passagens pela polícia, e Nicolas por homicídio e porte ilegal de arma, pelo delegado Antônio Cardoso, titular da 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga).