Operação apreende pássaros na Ilha de Itaparica
Operação apreende pássaros na Ilha de Itaparica
A Operação Pássaro Livre, cujo objetivo é combater o tráfico de animais silvestres no estado, apreendeu nesta terça-feira (20), na Rua Áurea 82, localidade Ponta Grossa, em Itaparica várias espécies de pássaros.
Os animais estavam em poder de Manoel Joaquim dos Santos. Foram encontrados 12 pássaros silvestres da Fauna brasileira, todos em estado de maus tratos, com água suja, comida estragada e muita sujeira nas gaiolas. Na casa, funcionava um ponto de trafico, já que havia tambem nove arapucas armadas para apreender os pássaros.
A 5º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Vera Cruz) recebe muitas denuncias de aprisionamento e captura de pássaros na Ilha e realizou a operação com a ambientalista Telma Lobão através da denuncia de dois jornalistas do sul do estado que estavam a passeio na ilha, foi até o local e constatou o crime contra a Fauna, solicitando então apoio policial.
A casa se encontrava em estado de abandono e os animais eram guardados por dois cães pastores alemãs, que também apresentaram maus tratos. Três jabutis tambem foram apreendidos.
O criminoso que não se encontrava na casa não foi preso, mas a queixa foi registrada pelo delegado Geovani Paranhos e o promotor espera a denuncia.
O mesmo deve ser condenado por crime contra a Fauna, de aprisionamento, maus tratos, captura, de acordo com a Lei Federal 9605 e 5197.
Os pássaros e os jabutis depois de apresentados na delegacia foram devolvidos a Natureza em área preservada, entre eles sabiás, pássaro preto, curió, cardeal, e outros, todos na listagem de extinção do Ministério do Meio Ambiente.