“The New York Times” faz matéria dizendo que família Sarney “está em declínio”
“The New York Times” faz matéria dizendo que família Sarney “está em declínio”
Um dos mais influentes jornais do mundo, o The News York Times, dos Estados Unidos, fez uma crônica sobre o declínio da família Sarney no Brasil. Intitulada “O Declínio de uma família política abre o caminho para uma mudança no Brasil” é assinada pelo jornalista Simon Romero. A matéria fala sobre a derrota nas urnas depois das eleições, principalmente em 2014, quando o aliado de Roseana Sarney, então governadora do Maranhão, perdeu o cargo para chefe do Estado.
A matéria também traz as aspas do advogado Rodrigo Lago, onde o mesmo diz que “Os últimos grandes coronéis do Brasil estão finalmente em declínio”, e finalizou: “Se o Maranhão pode mudar, então oligarquias de outros lugares podem ser controladas neste País.”
Outros exemplos também são citados. Segundo a matéria, “poderosas dinastias em outros lugares no Brasil estão dando sinais de desgaste. Na Paraíba, outro estado do nordeste, o filho de Ronaldo Cunha Lima, ex-governador que ‘vergonhosamente’ atirou em seu antecessor em um restaurante lotado, em 1993, sem nunca ter cumprido pena por tentativa de homicídio, perdeu um lance para governador este ano”.
Depois de uma trajetória histórica citada na matéria, o jornalista fecha com uma aspa do patriarca da família, o ex-presidente José Sarney: “A geração de hoje não tem noção para que luta; a maior vitória de todos foi ter mudado a mentalidade do Maranhão. Foi tão forte que produziu um presidente da república, e o Maranhão surgiu como um dos estados mais importantes do país.”