Saiba quantas vezes tivemos BAVI no Brasileirão dos pontos corridos
Às vésperas do clássico, torcedores voltam a se interessar pela questão: quantas vezes tivemos BAVI no Brasileirão da era dos pontos corridos e quem leva a melhor?
Por Dinaldo dos Santos.
Quantas vezes tivemos BAVI no Brasileirão da era dos pontos corridos e quem leva vantagem? A questão volta a interessar às vésperas de mais um jogo envolvendo Bahia e Vitória, válido pela competição nacional. Na próxima quinta-feira (16), as duas equipes se encontram no Barradão, mando do time Rubro-Negro, para cumprir jogo da 28ª rodada.
O BAVI, uma das rivalidades mais intensas e tradicionais do país, acontece há mais de 80 anos. Bahia e Vitória duelaram pela primeira vez em 10 de abril de 1932 e o encontro foi vencido pelo Tricolor, por 3 a 0;
O confronto também tem sua história particular na Série A do Campeonato Brasileiro, especialmente, desde o início da era dos pontos corridos, em 2003. De lá pra cá, Bahia e Vitória se enfrentaram 13 vezes pelo Brasileirão, em sete edições diferentes: 2003, 2013, 2014, 2017 e 2018, 2024 e 2025.
Nesse recorte, o Bahia leva vantagem, com seis triunfos, contra dois do Leão, além de cinco empates. A última vitória rubro-negra foi válida pela 23ª rodada da Série A de 2014, que terminou com a dupla Ba-Vi rebaixada.
O jogo foi na Arena Fonte Nova, mas teve mando do Vitória, que saiu atrás do placar e conseguiu virar a partida para garantir os três pontos diante de mais de 25 mil torcedores. Kieza marcou para o Tricolor aos seis minutos do primeiro tempo, enquanto Kadu empatou três minutos depois e Luiz Gustavo virou já na etapa final.
De lá para cá, foram sete BAVIs em Campeonato Brasileiro, e o Bahia se manteve soberano no confronto. São três empates e quatro resultados positivos para o Tricolor, que, por coincidência ou não, empatou os jogos no Barradão e venceu todos na Arena Fonte Nova.
As temporadas em que os dois clubes dividiram a Série A foram marcadas por momentos distintos: enquanto o Bahia consolidou campanhas mais estáveis nas últimas participações, o Vitória enfrentou idas e vindas entre as divisões.
Um novo capítulo da história será escrito nesta quinta-feira (16), no Barradão, em um clássico que pode influenciar diretamente a trajetória das equipes na reta final do campeonato, Bahia tentando uma vaga direta na Libertadores e o Vitória lutando para sair da zona de rebaixamento.
CBF mantém horário do BAVI
No final do mês passado, o Vitória entrou com um pedido de mudança na CBF para o BaVi do dia 16 de outubro, o último do ano, que acontece no Barradão. No documento enviado à Confederação, o Rubro-Negro solicitou a mudança no horário da partida, inicialmente marcado para às 21h30.
Contudo, CBF rejeitou o pedido do Leão e manteve o horário. O clube havia solicitado que a partida, marcada para às 21h30, fosse antecipada para às 19h30, devido ao “risco a segurança e mobilidade dos torcedores”.
LEIA MAIS: Aratu Tá On: Setoristas falam sobre ‘salvação’ do Vitória e foco no BaVi
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).