Com 66% de chances, Vitória está ameaçado pelo fantasma do rebaixamento
O Vitória precisa começar a vencer mais jogos para fugir do fantasma do rebaixamento do Campeonato Brasileiro
Por Dinaldo dos Santos.
Passando por uma fase ruim, o Vitória está ameaçado pelo fantasma do rebaixamento nesta edição de 2025 do Campeonato Brasileiro da série A. Após a derrota para o Fluminense, no último sábado (20), o Rubro-Negro baiano acumula 66% de chances de queda, segundo projeções matemáticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pensando em sair da difícil situação, a diretoria pensa em soluções que possam melhorar o desempenho do time na competição. Nesta segunda-feira (22), inclusive, a gestão do clube entrou em contato com o treinador Roger Machado, recém-demitido do Internacional, para substituir Rodrigo Chagas, mas a tentativa não logrou êxito.
No final do primeiro turno, depois de 19 rodadas, o levantamento mostrava que havia 41,3% de chances do Vitória ser rebaixado, com o clube baiano vencendo somente três jogos, empatando nove e perdendo sete partidas.
Na zona de risco também estão Sport (90,5%), Fortaleza (80,2%) e Juventude (57,7%). A situação liga o alerta no Barradão, já que cada ponto perdido pode custar a permanência na elite do futebol brasileiro.
O Departamento de Matemática da UFMG usa simulações com os resultados possíveis até o fim da competição, estatísticas atuais de desempenho, saldo de gols, e número de jogos, entre outros aspectos, para estimar a probabilidade de cada time terminar nas quatro últimas posições. Essas estimativas, obviamente, mudam ao longo das rodadas com a ocorrência de novos resultados.
Além disso, existe uma 'meta segura' de pontos que praticamente garante a permanência: 49 pontos, segundo os dados recentes. Com pontuações abaixo disso, o risco sobe bastante. Pontuações muito próximas de 45 até 44 ainda mantêm alguma chance de rebaixamento, embora menor.
Vitória e o fantasma do rebaixamento: como fugir?
O Vitória precisa começar a vencer mais jogos, especialmente contra adversários diretos na parte de baixo da tabela, para aumentar o número de pontos e melhorar o saldo ou, pelo menos, não deixar o saldo prejudicar a situação.
Além disso, ter boas atuações fora de casa passa a ser mais do que importante, já que pontos obtidos, tradicionalmente mais difíceis, têm peso duplo em termos de moral e de cenário de risco.
Torcer pelo tropeço dos outros times ameaçados, infelizmente, será necessário. Os resultados paralelos importam bastante nesse jogo de probabilidades.
LEIA MAIS: Ancelotti já tem data da convocação de jogadores para amistosos da seleção
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).