Quando surgiu o clássico e a rivalidade entre Bahia e Vitória?

Bahia e Vitória duelaram pela primeira vez em 10 de abril de 1932 e a partida aconteceu no antigo Campo da Graça

Por Dinaldo dos Santos.

O famoso BAVI, clássico disputado entre Bahia e Vitória é o maior do futebol baiano e um dos principais do Brasil. Trata-se de uma das rivalidades mais intensas e tradicionais do país, responsável por dividir torcidas, mobilizar multidões e escrever capítulos memoráveis na história dos dois clubes.

Mas apesar do apelo e tradição, há sete anos o clássico é acompanhado somente por uma das torcidas, no estádio. Desde 2018, Bahia e Vitória, quando se encontram, jogam para torcida única, devido a conflitos violentos que já aconteceram entre grupos. No início do ano, o Ministério Público até tentou reverter essa medida, mas a situação ainda persiste. 

Bahia e Vitória é sinônimo de rivalidade no futebol baiano. Foto: Reprodução

Os BAVIs acontecem há mais de 80 anos. Bahia e Vitória duelaram pela primeira vez em 10 de abril de 1932. O encontro foi vencido pelo Tricolor, por 3 a 0, jogo disputado no antigo Campo da Graça. Foi uma partida de, apenas, 20 minutos, válida pelo Torneio Início do Estadual daquele ano.

Antigamente, esse era um evento tradicional e servia como uma preliminar do Campeonato Baiano. Composto por todos os participantes da competição estadual, era disputado em jogos eliminatórios de 20 minutos, em um mesmo dia e local.

Bahia e Vitória: surgimento da rivalidade

A rivalidade entre o Bahia, criado em 1931, e o Vitória, fundado em 1899, não é uma marca consolidada logo após os primeiros confrontos entre os dois times. Até porque na década de 30 eles não eram os mais vencedores do estado e, nem mesmo, os mais tradicionais da capital baiana.

Clássico Bahia e Vitória é disputado há mais de 80 anos. Foto: Letícia Martins | ECB

Somente na década de 50, os clubes se popularizaram, se tornando os maiores da Bahia, quando o BAVI ganhou contornos de rivalidade e emoção. Daí, cada confronto entre o Esquadrão de Aço e o Leão da Barra passou a ser uma batalha capaz de mexer com brios dos simpatizantes e defensores dos dois maiores times do futebol baiano.

Algumas estatísticas dos BAVIs

Ao todo, 503 clássicos foram disputados entre Bahia e Vitória. A equipe Tricolor leva vantagem sobre a Rubro-Negra: venceu 196 vezes, perdeu 153 e houve 154 empates.

No cômputo geral dos encontros foram marcados 1274 gols, sendo 683 assinalados pelo Bahia e 591 marcados pelo Vitória.

Registros de goleadas não são muito comuns, mas a dupla BAVI tem na história alguns resultados que marcaram suas torcidas. O placar mais expressivo é o triunfo do Bahia, em 1939, quando aplicou 10 a 1 no rival. Do lado do Vitória, o mais elástico é o 7 a 1, de 1948.

O Bahia é o maior vencedor de títulos estaduais, com 51 conquistas. O Vitória é o segundo grande campeão do Baianão, ganhando a competição por 30 vezes.

Jogos marcantes entre Bahia e Vitória

O BAVI não é apenas o maior clássico do futebol baiano. É um patrimônio cultural do esporte brasileiro, capaz de parar Salvador e mobilizar milhares de torcedores. A rivalidade é tamanha que cada jogo, seja em uma final de campeonato ou em uma simples fase de grupos, ganha contornos de decisão. Alguns duelos se tornam inesquecíveis:

1) Bahia 4x0 Vitória (1978): Válido pelo Campeonato Brasileiro de 1978. Foi uma tarde de lindos gols na Antiga Fonte Nova, todos no primeiro tempo: dois do meia Altimar, outro do artilheiro Beijoca e o último, do lateral direito Toninho em um chute de fora da área;

2) Bahia 1x0 Vitória (1979): O Vitória era favorito ao título baiano, mas no 2° tempo o meia Fito Neves deu um chute forte do "meio da rua" e o goleiro Gelson levou um grande "frango", dando ao Bahia o título de heptacampeão;

3) Bahia 1x1 Vitória (1994): Decisão do Baianão, o Bahia jogava pelo empate para ficar com o título. O Vitória abriu o placar no final da primeira etapa. Os dois times perderam algumas chances  no segundo tempo e, nos acréscimos do jogo, quando a torcida tricolor saía do estádio decepcionada, em jogada que começa com um lançamento do goleiro Jean, a bola chega até o atacante Raudinei, que empata a partida para o delírio da torcida tricolor e desespero dos rubro-negros. Desde o feito, o artilheiro entrou para o rol de ídolos do Bahia.

4) Bahia 5x6 Vitória (2007): Jogo do Campeonato Baiano. Bahia abriu o placar, logo aos quatro minutos do 1° tempo, com Danilo Rios. O Leão empatou e virou a partida em cinco minutos com Jackson, aos 30, e Índio, aos 35 minutos. Fausto, aos 38, e novamente Danilo Rios, aos 45, viraram mais uma vez a partida, dessa vez para o Esquadrão. No segundo tempo, Índio empatou, cobrando pênalti. Depois, Apodi e, de novo Índio, estabeleceram 5 a 3 para o Vitória. O jogo parecia definido, mas o Bahia arrancou um empate  com Fábio Saci e Rafael Bastos, aos 41 e 44 minutos. Mas o dia era de Índio: ele que já havia marcado um hat-trick, de fora da área mandou mais um chute para o gol, fechando o placar com 6 a 5 a favor do Leão da Barra.

5) Bahia 1x5 Vitória (2013): Jogo que marcou a inauguração da Arena Fonte Nova, válido pela 4ª rodada do Campeonato Baiano de 2013. O Vitória goleou impiedosamente o rival em um jogo espetacular. Na partida, Renato Cajá marcou o primeiro gol da Arena e entrou para a história do novo estádio.

6) Bahia 3x7 Vitória (2013): Novamente em partida válida pelo Campeonato Baiano, na recém-inaugurada Arena Fonte Nova, o Vitória foi a campo com um time nitidamente mais entrosado e, com maior qualidade técnica e precisão nas conclusões, aplicou a goleada de 7 a 3 no seu rival. 

LEIA MAIS: Acusado de ser viciado em uísque, Neymar está processando jornalista

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.