Vitória bate Ceará por 1x0 e volta a vencer no Campeonato Brasileiro
Com gol de Zé Marcos, o Vitória bate o Ceará por 1x0, no Barradão, e volta a vencer no Campeonato Brasileiro após três partidas
Por Lucas Pereira.
Resultado Colossal! O Vitória bateu o Ceará por 1x0, no Barradão, e voltou a ganhar um jogo no Campeonato Brasileiro após três derrotas seguidas. O gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Zé Marcos, no primeiro tempo, e deu os três pontos para o Leão.
Vitória e Ceará
O técnico Jair Ventura, do Vitória, fazendo sua estreia no Barradão, manteve o esquema com três zagueiros — Lucas Halter, Camutanga, Zé Marcos — e a estratégia se mostrou fundamental para a obtenção do domínio do jogo no primeiro tempo.
Logo no primeiro minuto, o goleiro do Ceará, Bruno Ferreira, tentou dar um chutão após recuo de bola e acabou furando; quase que Renato Kayzer chega com condições de perigo. Sem deixar o Ceará criar tantas oportunidades de perigo, o Vitória pressionava em jogadas pelos lados do campo, principalmente pela direita com Cáceres e nas ultrapassagens de Erick.
O Vozão chegou aos 12, numa cobrança de falta que obrigou boa defesa de Lucas Arcanjo. A resposta veio aos 19 minutos: Ronald cobrou escanteio, Halter desviou no primeiro pau e Zé Marcos, na segunda trave, se jogou na bola e mandou para as redes, abrindo o placar do jogo.
Gol do zagueiro Zé Marcos: Vitória 1x0 Ceará
— Papo de Boleiros 🇧🇷 (@_papoboleiros) October 2, 2025
🔥 Quer ver os gols do #Brasileirão? Então, segue a gente e não perca nenhum lance! 📲⚽pic.twitter.com/Xl8O4Q9wMd
No restante da primeira etapa, ambas equipes apostaram nas tentativas de bola parada, mas o placar seguiu igual.
Na volta do intervalo, Léo Condé botou Vina, ex-Bahia, no meio-campo, mas o atleta pouco criou e ainda tomou um cartão amarelo logo aos 2 minutos. O Vitória passou a administrar o jogo muito cedo e viu o Ceará se impor em campo, pressionando e tentando arrancar o empate. Aos 11 minutos, Pedro Raul recebeu cruzamento da esquerda, feito por Galeano, e mandou por cima da meta.
No minuto 21, o Vitória tentou responder em outa jogada de bola parada; dessa vez Camutanga desviou na primeira trave e Zé Marcos subiu no meio da área, mas a bola encobriu o goleiro adversário e foi para fora.
Aos 23, Zanocelo arriscou de longe e viu Lucas Arcanjo fazer uma grande defesa. Cinco minutos depois, Aylon mandou uma bicicleta na pequena área e a bola foi na trave de Arcanjo, levando mais um lance de perigo para o Vitória.
Ventura mexeu no time, mas o Vitória não conseguiu reagir, tentando se defender como podia. Nos acréscimos, Mugni cobrou uma falta ensaiada e Zanocelo, livre no segundo pau, cabeceou por cima do gol do Leão. Apesar das tentativas do time de Léo Condé, o placar seguiu em 1x0 e o Rubro-Negro saiu com os três pontos.
Essa foi o primeiro jogo ganho sob o comando de Jair Ventura. Agora, o Vitória se prepara para enfrentar o Vasco no domingo, em São Januário, numa partida contra um adversário direto na briga contra o rebaixamento.
Situação do Vitória no Campeonato Brasileiro
O Leão está na zona de rebaixamento e precisa se reabilitar na competição para não cair para a segunda divisão, já que as chances, neste momento, são grandes.
Com os três pontos somados nesta quinta, o Leão alcança os 25 pontos e sobe para a 17ª posição, superando o Juventude, que tem dois pontos a menos e ainda tem um jogo para disputar. Para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santos, a distância é de três pontos.
Se vencer o Vasco na próxima rodada e o time de Neymar perder para o Ceará, o Vitória ainda não sairá da zona de degola, por ter menos jogos vencidos que o Peixe (seriam 6 contra 7). Ainda assim, seriam um embalo importante na luta do time baiano na competição, considerando que o jogo seguinte é o clássico BaVi, no dia 16 de outubro, no Barradão.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).