Conheça Jair Ventura, técnico com a missão de salvar o Vitória da degola
Jair Ventura pode usar sua experiência com situações difíceis para salvar o Vitória da degola
Por Dinaldo dos Santos.
A direção do Rubro-Negro baiano está apostando em Jair Ventura, técnico com a missão de salvar o Vitória da degola, no Campeonato Brasileiro da série A. O treinador foi contratado, nesta terça-feira (23), para assumir o time.
Ventura é a terceira contratação feita para o comando técnico do Vitória, desde a chegada do diretor de futebol, Gustavo Vieira, que chegou ao clube no final do mês de agosto. Em sua gestão, passaram também Fábio Carille, demitido após goleada sofrida para o Flamengo; e Rodrigo Chagas, que comandou o time até a partida mais recente: a derrota para o Fluminense.
Jair Ventura pode salvar o Vitória da degola?
Mas Jair Ventura tem a bagagem esperada pelo torcedor do Leão? Aos 46 anos, o treinador carrega no currículo experiências em diversos clubes da elite nacional e chega ao Barradão com a missão de reorganizar o time e evitar a queda para a Série B.
No DNA, ele tem uma boa referência, é filho do lendário atacante Jairzinho, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970. Ventura começou a carreira como auxiliar técnico no Botafogo, clube onde ganhou projeção ao assumir o comando em 2016.
Naquela temporada, conseguiu levar o Alvinegro carioca, postulante ao rebaixamento, para a Libertadores, resultado considerado expressivo diante das limitações do elenco.
Desde então, acumulou passagens por clubes de peso, como Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude e Goiás.
Sua marca é um estilo de jogo voltado para a disciplina tática, explorando velocidade nos contra-ataques e organização defensiva, características que se encaixam em equipes que brigam contra o rebaixamento.
Nos últimos anos, Ventura ficou conhecido justamente por trabalhos em contextos de dificuldade. No Sport, em 2020, conseguiu assegurar a permanência na Série A, repetindo a dose em outras equipes com elenco enxuto e orçamento limitado.
Apesar disso, também viveu campanhas de altos e baixos, o que faz com que sua chegada ao Vitória seja cercada de expectativa e cautela.
O Vitória, porém, aposta em sua experiência em cenários de pressão para tentar escrever mais um capítulo de superação e evitar que a temporada termine em frustração com o retorno à segunda divisão.
LEIA MAIS: Após eliminação na Copa Sul-Americana, Renato Gaúcho deixa o Fluminense
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).