'O terror vai começar': em dia de BAVI bonecos são pendurados na Paralela
O Terror Vai começar é ameaça anônima que sugere violência de torcidas em dia de BAVI pelo Brasileirão
Por Dinaldo dos Santos.
‘O terror vai começar’, diz uma frase ameaçadora escrita em um papelão pendurado, nesta quinta-feira (16), ao lado de um boneco, de cabeça para baixo, na passarela de pedestres da faculdade Unijorge, localizada na Avenida Paralela, em Salvador.
Outra ameaça, feita em faixa de tecido, foi colocada no Viaduto Dona Canô Veloso, também na mesma avenida. Neste local, duas frases ao lado do boneco: 'Somos seu pesadelo'; além da data, 24/04/2014.
As manifestações, feitas em dia do clássico BAVI, aparentam estar relacionadas com disputas entre torcidas de futebol. Já que o boneco veste uma camisa que faz alusão ao grupo de torcedores do Vitória, Os Imbatíveis.
Com relação à data, a referência mais próxima para essa informação é a morte de Lucas dos Santos Lima, o "Chapolin", puxador da torcida Os Imbatíveis.
Chapolin foi assassinado em abril de 2014, em frente à loja de sua propriedade no bairro dos Barris, em Salvador. Inicialmente, a motivação teria sido uma dívida, e o autor do crime, Jonas de Sousa Santos, foi condenado a 22 anos de prisão em 2019.
À época da investigação, porém,o delegado Guilherme Machado, titular da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), disse que o crime foi motivado por uma rivalidade entre torcidas. Jonas, que era puxador de bairro da Torcida 3ª Distrito do Bahia, tinha uma rixa com a vítima há três anos.
O terror vai começar?
Nesta quinta-feira (16), o Vitória recebe o Bahia no Barradão, onde acontece o BAVI 'de volta' do Brasileirão 2025. No primeiro encontro, um jogo marcado por expulsões, o Tricolor foi o vencedor. A partida de hoje é válida pela 18ª rodada da competição.
A expectativa é que o clássico, um dos mais importantes do país, tenha suas batalhas definidas dentro de campo, regido pelas regras do futebol e que o terror anunciado seja apenas o sentimento de apreensão dos torcedores pelo resultado do jogo.
Rivalidade entre torcidas
A rivalidade entre torcidas de futebol, infelizmente, atingem patamares indesejáveis, chegando ao extremo de casos policiais, como foi a morte de Chapolin. Torcidas organizadas veem no rival um inimigo, a ponto de assassinar. Em Salvador, a rivalidade entre Bamor e Imbatíveis vai além do futebol.
Corredor Rubro-Negro
O Vitória anunciou, nesta quarta-feira (15), que o corredor Rubro-Negro está confirmado para o BAVI. Segundo o clube, a ação que envolve a recepção do ônibus do clube pela torcida está prevista para às 20h.
O corredor Rubro-Negro havia sido barrado inicialmente pela Polícia Militar, mas foi mantido após o clube apresentar um novo plano de segurança.
“ O plano operacional, que foi montado por membros da direção e do Departamento de Futebol, alterou o horário da saída do ônibus da delegação da concentração para depois da chegada do ônibus do Esporte Clube Bahia”, disse a assessoria do clube.
Também foi dito pelo Vitória que houve conversas com a direção da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI) para garantir “que nenhum ato de violência venha a ocorrer durante a operação”.
LEIA MAIS: Bahia sofre com desfalques e Vitória chega mais inteiro para o BAVI
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).