Jair Ventura será o 4º treinador do Vitória a iniciar temporada em quatro anos
De contrato renovado, Jair Ventura será o 4º treinador do Vitória a iniciar uma temporada nos últimos quatro anos
Por Lucas Pereira.
Com contrato renovado até o final de 2026, conforme anuncio feito nesta quarta-feira (10), o técnico Jair Ventura será o 4º treinador do Vitória a iniciar uma temporada nos últimos quatro anos.

Ex-treinador do Avaí, Ventura assumiu o Leão da Barra em 24 de setembro e cumpriu a difícil missão de manter o time na Série A após uma grande luta contra o rebaixamento no campeonato. Foram 14 partidas, com 7 triunfos, 2 empates e 5 derrotas.
Comportamento recorrente do Vitória nos últimos anos, nenhum treinador que iniciou uma temporada conseguiu terminá-la. Antes de Jair Ventura, Thiago Carpini, Léo Condé e João Burse estiveram na mesma situação.
Burse treinou o time entre junho de 2022 e fevereiro de 2023, levando o Vitória da Série C para a B, de maneira heroica. Entretanto, não teve a mesma sorte na temporada seguinte e foi despedido após o time perder para o CSA, na Copa do Nordeste.
O substituto dele, Léo Condé, assumiu a equipe ainda em fevereiro de 23 e conduziu o time ao título da Série B no mesmo ano, além do acesso à primeira divisão. Após 74 jogos, Condé caiu após um começo desastroso de Série A, em maio de 2024.
Para seu lugar, chegou Thiago Carpini, que manteve o Leão na Série A em 24 e ficou no comando da equipe até julho de 2025, quando foi desligado após a eliminação para o Náutico, na Copa do Nordeste.
LEIA MAIS:“Grande honra”, diz Thiago Carpini sobre período à frente do Vitória
Agora, Jair Ventura terá a chance de iniciar a temporada no clube e ter poder de escolha na montagem do elenco Rubro-Negro. Com eleições marcadas para o próximo sábado (13), entre Fábio Mota, atual presidente, e Marcone Amaral, o poder do treinador de decisão nas contratações e saídas pode ser mantido ou minado.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).