Estádio de Pituaçu deve ter retomada gradual de público em 2026
Acordos entre o MPBA e a Sudesb prevê a retomada gradual de público em 2026 no Estádio de Pituaçu durante eventos
Por Lucas Pereira.
O Estádio de Pituaçu, em Salvador, deve ter retomada gradual de público em 2026, conforme acordos feitos entre o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Desde agosto o equipamento recebia eventos esportivos, mas sem a presença de público.

Nesta quarta-feira (10), a Sudesb publica a Portaria n 67/2021 que limita a capacidade formal do Estádio de Pituaçu em até 18 mil espectadores. Nominalmente, o Estádio Governador Roberto Santos tem mais de 32 mil lugares.
Agora, segundo o MPBA e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os próximos passos para a retomada de público no Estádio de Pituaçu passam por medidas administrativas na Prefeitura de Salvador.
Outro acordo entre as partes tratou da repactuação de compromissos assumidos pela Sudesb com o Ministério Público com relação a adequações estruturais do equipamento. Além disso, será mantida uma rotina de inspeção e de manutenção preventiva dos alambrados, que passarão pelos reparos que se mostrarem necessários antes da realização de eventos esportivos ou culturais de grande público.
Os acordos foram assinados pelos promotores de Justiça Saulo Mattos e Fernanda Pataro, além do procurador-geral de Justiça Pedro Maia e do secretário estadual do Esporte, Augusto Vasconcelos.
Eventos no Estádio de Pituaçu
Com o início do Campeonato Baiano em janeiro e da possibilidade do Vitória mandar jogos no estádio durante as obras da Arena Barradão, o Estádio de Pituaçu se faz fundamental para os clubes baianos em 2026.
Em entrevista ao Aratu On, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos (PCdoB), ainda comentou a possibilidade de o Estádio de Pituaçu voltar a receber grandes eventos, incluindo shows, e explicou o atual uso do equipamento esportivo.
“É uma possibilidade”, diz Augusto Vasconcelos sobre uso cultural do Estádio de Pituaçu
Sobre a possibilidade de uso cultural, como shows, Vasconcelos disse: “O setor cultural também é uma possibilidade que temos conversado a respeito”. O secretário destacou ainda que o estádio não está obsoleto ou em desuso.
“O Estádio de Pituaçu é um dos equipamentos mais modernos do nosso estado e do país. É o primeiro estádio com energia solar e tem um tratamento especial para garantir sua manutenção, servindo à população de diversas formas. Jogos já estão acontecendo, com partidas de base, futebol feminino e da segunda divisão baiana. Para receber público, Pituaçu necessita de alvará da Prefeitura, e já protocolamos toda a documentação junto à SEDUR. Agora aguardamos que seja analisada para viabilizar a entrada das torcidas”, afirmou Vasconcelos.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).