Dia do Nordestino: cinco craques da região que brilharam com a amarelinha

Ao longo da história, diversos jogadores nordestinos deixaram suas marcas com a camisa da Seleção Brasileira

Por Dinaldo dos Santos.

Nesta terça-feira, 8 de outubro, é realizado o Dia do Nordestino, data que homenageia o povo, a cultura e a força de uma das regiões mais marcantes do Brasil. No futebol, o Nordeste também é sinônimo de talento e garra.

Ao longo da história, diversos jogadores nascidos na região deixaram sua marca com a camisa da Seleção Brasileira, ajudando o país a conquistar títulos e a encantar o mundo com seu estilo de jogo.

Para comemorar a data, listamos cinco craques nordestinos que brilharam vestidos o verde e amarelo:

1. Rivaldo (Recife – PE)

Pernambucano Rivaldo na seleção brasileira. Foto: Divulgação

Um dos maiores meias da história da Seleção Brasileira, Rivaldo Vítor Borba Ferreira nasceu em Recife. Dono de uma canhota poderosa, foi campeão do mundo em 2002, ao lado de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Rivaldo também conquistou a Bola de Ouro da FIFA em 1999, coroando uma carreira brilhante no Barcelona e no futebol mundial.

2. Júnior (João Pessoa – PB)

Paraibano Junior na seleção brasileira. Foto: Reprodução | Sérgio Berezovsky/Revista Placa

Conhecido como “Capacete”, Leovegildo Lins da Gama Júnior nasceu em João Pessoa (PB) e brilhou como lateral-esquerdo e meio-campista. Foi um dos destaques do Flamengo multicampeão dos anos 1980 e vestiu a camisa da Seleção em duas Copas do Mundo (1982 e 1986). Dono de uma técnica refinada e enorme inteligência tática, Júnior é lembrado como um dos jogadores mais elegantes que já passaram pelo futebol brasileiro.

3. Bebeto (Salvador – BA)

Nordestino de Salvador, Bebeto Gama foi destaque na Copa de 1994. Foto: Divulgação | Fifa

Nascido em Salvador, José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, marcou época como um dos grandes atacantes do futebol brasileiro. Ídolo do Flamengo e do Deportivo La Coruña, o baiano, revelado pelo Vitória, foi peça fundamental na conquista do tetracampeonato mundial em 1994, formando com Romário uma das duplas mais icônicas da história da Seleção. O gesto de embalar o filho após marcar gols virou marca registrada e símbolo de emoção.

4. Juninho Pernambucano (Recife – PE)

Juninho Pernambucano pela seleção brasileira. Foto: Divulgação

Referência em bolas paradas, Juninho Pernambucano encantou o mundo com sua precisão nas cobranças de falta. Ídolo do Lyon, da França, o pernambucano também brilhou na Seleção Brasileira, onde conquistou a Copa das Confederações de 2005 e disputou a Copa do Mundo de 2006.

5. Hulk (Campina Grande-PB)

Paraibano Hulk pela seleção brasileira. Foto: Divulgação

Com sua força física e chutes potentes, Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, saiu da Paraíba para o mundo. O atacante, também revelado pelo Vitória, conquistou títulos por clubes em Portugal, Rússia e Brasil, e também foi campeão da Copa das Confederações de 2013 com a Seleção. É ídolo do Atlético-MG e segue sendo um dos grandes nomes do futebol nordestino.

Competição regional é orgulho nordestino

Essas craques mostram que o Nordeste é um verdadeiro celeiro de talentos. Com raízes firmes e histórias de superação, eles levaram a garra nordestina para os maiores palcos do futebol mundial, inspirando novas gerações que sonham em vestir a camisa da Seleção Brasileira.

Prova do grande nível do futebol nordestino é uma famosa competição regional que acontece todos os anos: a Copa do Nordeste tem 31 anos de existência e 23 edições . Nesta última, encerrada no mês de setembro, o Bahia conquistou o quinto título e se tornou maior campeonato da competição .

LEIA MAIS: Bahia lança documentário com bastidores do título da Copa do Nordeste

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.