Danilo Fernandes anuncia aposentadoria: 'Mais do que perfeito encerrar aqui'
Goleiro Danilo Fernandes anunciou aposentadoria ao fim da temporada e projetou futuro como dirigente no Bahia
Por Juana Castro.
Aos 37 anos, o goleiro Danilo Fernandes, do Bahia, anunciou sua aposentadoria dos gramados ao fim da atual temporada. O anúncio foi feito na noite da última terça-feira (2), durante a participação em um podcast do clube baiano. Com isso, o último jogo do Bahia em casa em 2025, contra o Sport, marcará a despedida do atleta perante a torcida, restando ainda a partida contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Emocionado, o jogador disse que o momento não poderia ser mais oportuno, classificando o Esquadrão como o lugar ideal para o encerramento da trajetória profissional.
"Lembrando de tudo que eu passei, acho que está mais do que perfeito poder encerrar aqui. Acho que não tinha cenário mais perfeito que esse. Oportunidade mais linda do que essa. Era para ser desse jeito, era para ser a última camisa que eu vou vestir como atleta profissional em minha vida. Tem coisas que não se explicam, estão faltando palavras para entender esse momento, para falar coisas bonitas, não consigo. Mas valeu a pena, foi muito legal."
Danilo Fernandes relatou a dificuldade da decisão, mencionando a ansiedade e a insônia nas semanas que antecederam o anúncio.
"Hoje é a entrevista mais difícil da minha vida como atleta profissional. Então, já peço desculpa se faltar palavra, se eu não conseguir me expressar do jeito que eu quero, mas é o nervosismo e ansiedade. [...] Estou há algumas semanas já tendo insônia, dormindo mal, porque vai se aproximando o momento, né?"
O goleiro justificou a escolha pela perda de rendimento em alto nível, apesar de se sentir bem fisicamente. Ele afirmou ter percebido que já não consegue acompanhar a velocidade e a intensidade exigidas pelo futebol atual.
"Estou me sentindo bem, mas o futebol está aqui [aponta para cima] e eu não consigo acompanhar. Eu não quero mentir para mim mesmo. Não quero mentir para outro clube. Minha carreira não foi assim. Eu consegui perceber o momento. Em alto nível, para mim, está difícil. Eu não posso, na linguagem do futebol, roubar."
Danilo Fernandes dirigente?
Durante a entrevista, Fernandes reforçou o desejo de seguir trabalhando na Cidade Tricolor, fora das quatro linhas, em um papel de gestão ou direção. Ele ressaltou que já existem conversas iniciais, mas frisou que gostaria de ter uma função produtiva e com metas.

"Eu tive algumas conversas até com o Cadu, e a gente está conversando mais sério sobre isso. E tendo a possibilidade de continuar no clube, ficarei feliz e realizado assim por poder continuar no clube que hoje eu amo, no clube que tenho um carinho enorme por mim e eu também tenho um carinho absurdo pelo clube, pela cidade."
"Eu quero produzir, não quero estar por ser amigo, por ser legal e por ser bonzinho. Não, eu quero ter uma função, ter metas a atingir, metas, com certeza. [...] E eu gosto de poder ver a base, ver os meninos que tem potencial, estar perto ali também do profissional. Eu acho que não, repito, não estar por estar, estar para agregar e produzir e fazer o clube crescer ainda mais."
Trajetória de Danilo Fernandes
Danilo Fernandes chegou ao Bahia em julho de 2021, para suprir a saída de Douglas e adicionar experiência ao elenco. Na sua primeira temporada, foi titular no segundo semestre que terminou com o rebaixamento da equipe para a Série B.
O início de 2022 foi marcado por um atentado ao ônibus do clube, no qual o goleiro foi um dos feridos. Em agosto do mesmo ano, sofreu uma lesão no joelho que o afastou dos gramados por nove meses. Apesar de sua ausência, o Bahia conquistou o acesso à Série A. Em 2023, ao retornar, Danilo Fernandes encontrou Marcos Felipe consolidado como titular, situação que se manteve em 2024 com a chegada de Ronaldo.

Ainda assim, o goleiro manteve seu papel de liderança. Em 2024, ele foi peça chave na reta final e voltou à titularidade no último jogo do ano, contra o Atlético-GO, que garantiu a classificação do Tricolor para a Copa Libertadores.
Pelo Bahia, Danilo Fernandes acumulou 64 jogos. Em seu currículo pelo clube baiano, constam as conquistas do Campeonato Baiano (2023 e 2025), Copa do Nordeste (2025), o acesso à Série A em 2022 e a classificação para a Libertadores em 2024 e 2025.
Revelado pelo Corinthians, Danilo Fernandes também teve passagens por Sport e Internacional, e carrega títulos de grande expressão em sua carreira, como o Mundial de Clubes, Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, todos pelo clube paulista.
Danilo Fernandes e amizade com assessor Bruno Queiroz

Durante celebração do pentacampeonato da Copa do Nordeste, em setembro, Danilo Fernandes subiu ao pódio com uma foto emoldurada do amigo e assessor do clube, Bruno Queiroz para receber a taça da competição. Bruno faleceu em janeiro deste ano em decorrência de um câncer.
Após a partida do título, Danilo conversou com o Aratu On sobre a homenagem. "Falar do Bruno é fácil e, ao mesmo tempo, complicado, porque é um cara que faz muita falta no nosso dia a dia. É um cara que está nos abençoando todos os dias. Tenho certeza que ele está em algum cantinho desse estádio, hoje, podendo vibrar junto conosco", iniciou Fernandes, aproveitando para mandar um abraço aos familiares e viúva de Bruno, "que sofrem a cada dia por isso". "Nós também sofremos, mas sabemos que ele está do nosso lado, nos iluminando e abençoando a cada dia", acrescentou.
Depois, o goleiro fez uma brincadeira: "Ele me zoava, porque eu tinha alguns títulos na minha carreira, mas não tinha o da Copa do Nordeste, então, hoje, tenho que falar pra ele que ele não tem mais nada pra falar de mim. É comemorar junto com a gente. Tenho certeza que ele está feliz", concluiu.
Veja abaixo:
O Bahia conquistou o título ao golear o Confiança por 5 a 0 na Arena Fonte Nova. Danilo Fernandes, que está no clube desde 2021, entrou em campo ovacionado após pedido da torcida.
Homenagem nas redes sociais
Após o falecimento de Bruno, em janeiro, Danilo Fernandes já havia utilizado as redes sociais para expressar seu luto e carinho. Na ocasião, o goleiro publicou um texto no Instagram, onde chamou Bruno de "irmão" e destacou a importância dele em sua vida e sua relação com o clube.
Veja abaixo o texto completo:
"O que falar de você irmão? Poderia facilmente ficar escrevendo, falando e rindo de você sem que percebesse o tempo passar… pois você é isso, é amor, alegria e agora uma eterna saudade, você jamais será esquecido, estará para sempre em nossos corações!
A dor é imensa num momento desse, o que me conforta é saber que Papai do céu quis você do ladinho Dele de tão especial que você é. Assim como todos nós queríamos você ao nosso lado.
OBRIGADO por cada dia ao seu lado, pelas resenhas, risadas e até mesmo por ficarmos em silêncio após algum tropeço do nosso Bahêa e um entendendo o outro sem falar absolutamente nada. E não posso deixar de mencionar o quanto você fofocava, impressionante kkkkkkk.
OBRIGADO por me fazer entender o que é o Bahia, o que é ser Bahia e consequentemente me ensinar a amar o Bahia.
Te Amo e Te Amarei pra sempre meu irmão!!!
Descanse em Paz 🖤"

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).