Copa do Nordeste 2025: saiba tudo do torneio que é orgulho nordestino

Ao todo 16, clubes foram selecionados participar da Copa do Nordeste 2025

Por Dinaldo dos Santos.

Às vésperas da realização das semifinais, a Copa do Nordeste 2025 se consolida como uma das edições mais disputadas da história da competição. Afinal de contas, neste ano, o torneio começou com a participação de cinco clubes da elite do futebol brasileiro.

+ Definidas datas para as semifinais da Copa do Nordeste; confira

Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza e Sport, são participantes da conhecida Lampions League e correspondem a 25% das equipes que disputam o Brasileirão da série A de 2025. 

Três destas equipes, inclusive, começaram a temporada representando o Nordeste em torneios internacionais: Bahia e Fortaleza, na Libertadores, e o Vitória, na Sul-Americana.

Copa do Nordeste 2025 tem 5 clubes da série A. Foto: Reprodução | CBF

Vencedores da Copa do Nordeste

O quinteto é o responsável também por 17 títulos do torneio. Bahia (2001, 2002, 2017 e 2021) e Vitória (1997, 1999, 2003 e 2010) têm quatro conquistas cada e são os maiores vencedores.

Em seguida, estão os tricampeões Sport (1994, 2000 e 2014), Fortaleza (2019, 2022 e 2024) e Ceará (2015, 2020 e 2023). Quatro outras equipes levantaram uma vez a taça da Copa do Nordeste: Sampaio Corrêa-MA (2018), Santa Cruz (2016), Campinense-PB (2013) e América-RN (1998).

+ Qual é o maior campeão da Copa do Nordeste? Veja o ranking atualizado

A força dos cinco times que fazem parte da elite é tão grande, que as últimas cinco edições foram divididas entre três deles: Bahia, Ceará e Fortaleza.

O Leão do Pici, atual campeão, está fora das semifinais e não pode repetir o feito de 2024. No ano passado, ainda treinado por Juan Pablo Vojvoda, foi o melhor time nordestino da temporada, quando terminou o Campeonato Brasileiro em 4º lugar, conquistando vaga direta para a Libertadores. 

A final do título nordestino não foi, porém, tão tranquila. O fortaleza enfrentou o CRB em partidas de ida e volta, venceu a primeira, em casa, por 2x0, mas perdeu em Maceió pelo mesmo placar, e teve que ser melhor na disputa de pênaltis.

Fortaleza Campeão da Copa Do Nordeste 2024. Foto: Ithalo Silva | CBF

Copa do Nordeste 2025: regulamento e formato

Ao todo, 16 equipes entraram na disputa pelo título nordestino, divididas em dois grupos com oito times cada. Nesta edição, os clubes jogaram entre si dentro das respectivas chaves, e os quatro primeiros colocados de cada grupo avançaram para as quartas de final.

Doze times se classificaram diretamente para a fase de grupos: Altos-PI, América-RN, Ceará-CE, Confiança-SE, CRB-AL, Sousa-PB, Sport-PE, Vitória-BA, Sampaio Corrêa-MA, Bahia-BA, Fortaleza-CE e Náutico-PE. Já CSA-AL, Moto Club-MA, Ferroviário-CE e Juazeirense-BA conquistaram a vaga por meio da Eliminatória da Copa do Nordeste.

Os grupos da primeira fase da Copa do Nordeste 2025 foram sorteados no dia 14 de janeiro em evento realizado pela CBF no Hotel Grand Hyatt, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do então presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, além de presidentes das federações envolvidas e mandatários dos clubes.

Sorteio da Copa do Nordeste 2025. Foto: João Gabriel Alves | CBF

A definição dos grupos foi realizada por meio de sorteio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os 16 participantes foram divididos em quatro potes, com base na posição de cada clube no Ranking Nacional de Clubes (RNC), com duas equipes de cada pote sorteadas para compor os Grupos A e B.

O sorteio contou com algumas exceções para evitar desequilíbrios regionais. Clubes de um mesmo estado que ocupavam as duas melhores posições no ranking foram automaticamente alocados em grupos distintos.

Grupo A: Sport, Fortaleza, Vitória, CRB-AL, Ferroviário-CE, Altos-PI, Sousa-PB e Moto Club-MA
Grupo B: Ceará, Bahia, Sampaio Corrêa-MA, CSA-AL, Náutico, Confiança-SE, América-RN e Juazeirense-BA

Cruzamentos nos grupos

A fase de mata-mata é disputada em sistema de cruzamento olímpico, ou seja, os classificados do Grupo A enfrentaram os do Grupo B. O primeiro colocado de uma chave encarou o quarto da outra, e assim sucessivamente.

Classificação final do Grupo A

Classificação final do Grupo B

Nas quartas e na semifinal, os confrontos acontecem em partida única. Em caso de empate no tempo normal, o classificado é conhecido em decisão por disputa de pênaltis, assim como na final, caso haja igualdade na soma do placar das duas partidas da decisão.

No próximo dia 20 de agosto serão disputadas as partidas das semifinais. Entre os cinco times da elite do futebol brasileiro, apenas, Bahia e Ceará chegaram até esta fase, eliminando, respectivamente, Fortaleza e Sport. 

Coincidentemente, a dupla irá fazer um dos duelos das semifinais. Com melhor campanha do torneio, o Tricolor de Aço pega o Vozão na Arena Fonte Nova, em Salvador. 

Na última vez que Bahia e Ceará se encontraram. O Tricolor levou a melhor e venceu por 1 a 0, jogo válido pela 5ª rodada do Brasileirão.

O outro jogo tem o encontro de dois times que nunca disputaram a final da Lampions League e será realizado no estádio Rei Pelé, em Maceió.

O CSA vai receber, em casa, a visita do Confiança.  Para chegar nesta semifinal, a equipe alagoana venceu o Ferroviário-CE.  Já os sergipanos, eliminaram o Vitória, no Barradão. 

Festa nas arquibancadas

A paixão do torcedor nordestino pela competição mais uma vez se comprova dentro e fora dos estádios. A edição de 2025 do torneio regional tem registrado públicos expressivos e um engajamento crescente das torcidas, consolidando a competição como uma das mais vibrantes do futebol brasileiro.

Desde a fase de grupos, as arquibancadas vêm sendo tomadas por uma atmosfera de festa e identidade regional. Clássicos estaduais e confrontos históricos entre clubes tradicionais do Nordeste têm atraído multidões, reafirmando o apego do povo nordestino à competição que exalta sua cultura, rivalidade e orgulho local.

+ Qual a maior torcida do Nordeste? Veja pesquisa mais recente e seus dados

Segundo dados divulgados pela organização do torneio, a média de público por partida até as semifinais supera os 18 mil torcedores, com algumas partidas ultrapassando os 40 mil presentes. Times como Bahia, Sport, Fortaleza e Vitória lideram os rankings de bilheteria e mobilização de torcidas, demonstrando que, para o torcedor nordestino, a Copa do Nordeste tem tanto peso quanto os grandes torneios nacionais.

Além da presença física, o engajamento nas redes sociais e a audiência televisiva também crescem ano a ano, mostrando que a conexão dos torcedores com o torneio vai muito além dos 90 minutos em campo.

A torcida mais fanática do Nordeste é a do Sport? Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Uma pesquisa que permitiu avaliar as torcidas do Nordeste realizada, em 2024, pela CNN/Itatiaia/Quaest, apurou que Bahia e Sport possuem as torcidas mais fanáticas do país, 45% e 43%, respectivamente, de acordo com os próprios torcedores. 

Intitulado “o Maior Raio-X do Torcedor” foi construído com 6.507 entrevistas presenciais ouvindo pessoas com 16 anos ou mais que se declararam amantes do esporte em 325 cidades brasileiras no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023.

LEIA MAIS: Brasil bate a China por 3 sets a 1 e vai às semi da Liga das Nações

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.