Sem ‘pojetos’: Vanderlei Luxemburgo anuncia aposentadoria como treinador
Após mais de 40 anos como treinador, Vanderlei Luxemburgo anunciou sua aposentadoria das funções
Por Lucas Pereira.
Uma das figuras mais caricatas e importantes do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo, o “pofexô”, anunciou sua aposentadoria como treinador, após 42 anos. Com passagens por Real Madrid, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e também Seleção Brasileira, Luxemburgo revelou os motivos para sua parada na função:

"Eu não quero mais ser técnico. Nunca falei isso para ninguém. Hoje eu estou falando no programa mesmo. Eu larguei a carreira de técnico e não quero mais. Para eu voltar para o futebol, só teria uma condição: fazer o que sempre fiz com Telê Santana e com o Zagallo nos clubes onde trabalhei. Não quero ser inferior ao Diretor Executivo, que vai mandar e desmandar em mim”, disse o agora ex-treinador de 73 anos, durante o programa “Galvão e Amigos”, de Galvão Bueno, na Band, nesta terça-feira (25).
Multicampeão com mais de 20 títulos na carreira, incluindo uma Copa América com a Seleção, cinco Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil, Vanderlei Luxemburgo também ganhou destaque por ter sido treinador do Real Madrid “galático”, em 2005, e por ser o comandante do Palmeiras na “Era Parmalat” entre 1993 e 1996. Seu jeito irreverente de se posicionar também alçou “Luxa” como figura caricata do futebol brasileiro.
Vanderlei iniciou sua carreira como treinador no Rio Branco-ES, onde conquistou seu primeiro título na carreira: Campeonato Capixaba de 1983. Seu primeiro clube de destaque foi o Bragantino, em 1989. Seu último trabalho foi no Corinthians, em 2023, quando ficou quatro meses à frente do clube.
Para além do gramado, Luxemburgo ainda tentou se candidatar ao Senado Federal em 2022. Ele foi pré-candidatado por Tocantins, mas acabou desistindo antes da campanha iniciar após uma confusão com o PSB, partido que o receberia para a chapa, mas que vetou o nome do treinador.
Veja momentos marcantes do treinador:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).