Torcedores responsáveis por atos racistas contra Vini Jr. são condenados a 8 meses de prisão
Além dos oito meses de reclusão, os três condenados por atos racistas contra Vini Jr. estão proibidos entrar em estádios por dois anos.
Por Lucas Pereira.
Três torcedores do Valência responsáveis pela realização de atos racistas contra o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, foram condenados a oito meses de prisão por um tribunal espanhol, nesta segunda-feira (10/6).
Além da reclusão, eles estão proibidos de acessar estádios de futebol por dois anos. O trio foi acusado de "ofender, com gritos e gestos racistas", o atleta durante a partida entre Valência e Real Madrid, no dia 21 de maio de 2023.
A decisão tomada pelo Tribunal de Instrução nº 10 de Valência é inédita.
De acordo com o comunicado emitido pelo Real Madrid, "Os três acusados aceitaram sua responsabilidade penal e emitiram uma carta de desculpas dirigida ao nosso jogador, Vinícius Júnior, ao Real Madrid C.F. e às demais pessoas que se sentiram insultadas e ofendidas com seu comportamento. Além de demonstrarem arrependimento, os três acusados pedem em sua carta aos torcedores que se erradique das competições todo vestígio de racismo e intolerância."
Na ocasião, a partida, que acabou 1x0 para o Valência, precisou ser interrompida após torcedores que estavam no Estádio Mestalla fazerem sons e gestos de alusão a macacos, além de realizarem diversos xingamentos racistas, sempre que Vini Jr. pegava na bola.
Foram oito minutos de paralisação até que, após o sistema de som do estádio pedir que cessassem os cânticos racistas, a partida recomeçou. Na partida entre essas duas equipes, ocorrida nesta temporada, em março, o brasileiro marcou dois gols no empate entre 2x2 e comemorou muito diante da torcida adversária.
LEIA MAIS:Real denuncia crimes de ódio contra Vini Jr. ao Ministério Público da Espanha
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).