Time feminino de handebol de praia da Noruega é multado por não jogar de biquíni; homens devem usar calções "não muito folgados"
A decisão da equipe de vestir shorts não estava de acordo com o regulamento uniforme "definido nas Regras do Jogo de Handebol de Praia da IHF", disse a EFH em uma declaração.
O time feminino de handebol de praia da Noruega foi multado após as jogadoras optarem usar shorts em vez de biquíni durante um jogo do campeonato europeu.
A Federação Europeia de Handebol (EHF) disse na última segunda-feira (19/7) que havia imposto uma multa de 1.500 euros ao time - 150 euros para cada jogadora - por "roupa imprópria" no jogo da medalha de bronze contra a Espanha no domingo.
A decisão da equipe de vestir shorts não estava de acordo com o regulamento uniforme "definido nas Regras do Jogo de Handebol de Praia da IHF", disse a EFH em uma declaração.
De acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Handebol (IHF), as atletas do sexo feminino devem usar biquíni com uma largura lateral máxima de 10 centímetros, com um "ajuste próximo" e "corte em um ângulo ascendente em direção à parte superior da perna".
Enquanto isso, os homens devem usar calções "não muito folgados" e 10 centímetros acima dos joelhos.
O treinador da equipe, Eskil Berg Andreassen, disse à CNN na última terça-feira (20/7) que o regulamento do uniforme poderia desencorajar as mulheres a praticarem o esporte. Ele declarou que a equipe sabia que haveria uma multa, pois há "vários anos elas vêm lutando pelo direito de usar alternativas para o biquíni".
Andreassen disse que o regulamento do uniforme era uma "coisa difícil para muitas jogadoras", acrescentando: "Talvez elas se afastem do esporte e escolham outra modalidade".
Andreassen também afirmou que a equipe norueguesa queria que as mulheres pudessem escolher o que vestissem. "Deveria ser possível escolher - não dizer que elas têm que jogar assim". Se alguém quiser jogar de biquíni, tem o direito de escolher", disse ele.
Ele também advertiu que as normas de uniformes da IHF poderiam estar desencorajando as mulheres que não querem usar biquíni, inclusive as de países muçulmanos majoritários. "Também temos que tomar uma decisão sobre as meninas árabes - como podemos conseguir que mais meninas árabes se envolvam neste tipo de esporte".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.