Morre em Salvador, aos 98 anos, a ialorixá Mãe Carmen do Gantois
Mãe Carmen do Gantois estava internada havia cerca de duas semanas no Hospital Português, em Salvador, onde recebia tratamento para uma forte gripe
Por Dinaldo dos Santos.
Mãe Carmen do Gantois, cujo nome de batismo era Carmen Oliveira da Silva, faleceu aos 98 anos na madrugada desta sexta-feira (26). Ela foi internada há cerca de duas semanas no Hospital Português, em Salvador, onde recebeu tratamento para uma forte gripe.

A ialorixá era filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, sendo irmã caçula de Mãe Cleusa Millet. Passou toda sua vida se dedicando ao candomblé com a mãe. Carmen foi iniciada no Candomblé para Oxalá, que é seu Orixá de cabeça.
Quando ainda era criança e desde então, não parou mais de se aprofundar nos estudos religiosos e fazer suas obrigações espirituais. Após a morte de Mãe Cleusa de Nanã, em 15 de outubro de 1997, ela substituiu a carga de Ialorixá do Terreiro. Ainda não há informações sobre o sepultamento da religiosa.
Em 2023, Mãe Carmen do Gantois recebeu da Câmara Municipal de Salvador (CMS) a Comenda Maria Quitéria, em um ato solene no Plenário Cosme de Faria. No mesmo ano, o Terreiro do Gantois recebeu homenagem em Sessão Ordinária da Câmara de Patrimônio Histórico. Também, em 2023, aconteceu o lançamento do livro ilustrado, intitulado “Awon Ona Jagun – Narrativas de Mãe Carmen de Osaguian”, que conta a história da Mãe de Santo.
LEIA MAIS: Isabel Veloso acorda de coma após quase um mês na UTI: 'Milagre'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).